Destaques de 2011 da SUPER: Os 10 maiores sucessos da SUPER no ano
por Sergio Gwercman, diretor de redação da SUPERINTERESSANTE
10. Jogo dos Amigos
A capa de fevereiro era sobre Amizade. Então a gente precisava fazer alguma coisa bacana sobre o tema no lugar onde os amigos moram: o Facebook. A solução foi simples e esperta: uma ferramenta que permite colocar seus chapas na capa da SUPER.
9. Apocalipse – capa tripla
A capa da edição de dezembro ganhou 3 opções de cenário: o Congresso, em Brasília; o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e a Avenida Paulista, em São Paulo. Cada uma foi para uma região diferente do Brasil.
8. #superapocalipse
Depois das nossas 3 versões de capa para o Apocalipse, pedimos que os leitores criassem as deles. E usassem a hashtag #superapocalipse para postá-las no twitter. Ficou legal demais – e descobrimos que temos um monte de diretor de arte em potencial lendo a revista.
7. Mundo Super
Em julho, a revista fez uma mudança importante: a antiga seção de cartas deu lugar ao Mundo Super, uma área aberta para comentários dos leitores sobre qualquer assunto, em qualquer plataforma. Refletimos, assim, uma mudança dos nossos tempos: a consolidação das redes sociais como principal arena de debates.
6. Quiz City
Já tínhamos desenvolvido newsgames. Já tínhamos feito ações nas redes sociais. Então inovamos juntando as duas ideias. E assim produzimos o primeiro newsgame social da SUPER: este jogo de Facebook onde leva vantagem quem sabe mais.
5. Como se faz uma cirurgia de mudança de sexo
A ideia era não fazer deste ranking uma lista das reportagens mais bacanas da SUPER no ano (até porque elas são muito mais do que 10, hehehe). Mas a solução visual encontrada no infográfico que explica como se transforma pênis em vagina, e vice-versa, mais do que merece a exceção. Foi das melhores ideias que tivemos em muito tempo.
4. Prêmio SPD
A reportagem “Raio X das Plásticas” rendeu para a SUPER o prêmio de melhor infografia do ano entregue pela a The Society of Publication Designers (SPD), mais influente organização de design de revistas no mundo. Nunca antes na história das revistas uma publicação brasileira havia sido premiada pela SPD.
3. Acredite no Conhecimento
Se o Pedro Bial pudesse dar só uma dica para você seria esta: assista ao vídeo Acredite no Conhecimento, orgulhosamente produzido pela SUPER.
2. Filosofighters
Página dupla na revista, batalha de perfis no Twitter, vídeo no YouTube e um game sensacional. A guerra de ideias entre filósofos foi uma aula de como contar histórias nos dias de hoje: online e offline, multiplataforma, divertida e relevante.
1. iPad
Não sei se Steve Jobs sabia disso, mas quando ele criou o iPad estava pensando na SUPER. O tablet caiu como uma luva para o nosso conteúdo. Nossa edição estreou em abril. E já é uma das revistas digitais mais bem sucedidas do país.