PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Veja 13 museus bizarros pelo mundo

Por Jessica Soares
Atualizado em 20 ago 2024, 09h22 - Publicado em 25 out 2012, 14h32

Nada de fósseis ou pinturas renascentistas. Espalhados pelo mundo, alguns museus adquirirem, conservam, investigam e difundem coleções, no mínimo, inusitadas. De privadas a objetos cotidianos, a SUPER listou 13 destes espaços que se dedicam ao bizarro:

1. Museu da Arte Ruim

museu-da-arte-ruim

 

Onde fica: Dedham, Estados Unidos

“Ruim demais para ser ignorado”. Assim é descrito o acervo do MOBA – Museum of Bad Art, espaço único que desde 1994 conduz uma ousada empreitada: reunir o pior da arte produzida no mundo. Dedicado à coleção, preservação, exibição e celebração da arte de qualidade questionável em suas mais diferentes formas, o museu já reúne mais de 600 trabalhos cuja excelência está em sua péssima qualidade.

2. Museu da Criação

Onde fica: Petersburg, EUA

“Seja bem vindo e prepare-se para acreditar”. Assim é recebido o púbico que visita o Creation Museum, que se propõe a dar vida às páginas da Bíblia. Adão e Eva, dinossauros, a arca de Noé – tudo está junto e misturado no curioso museu que promete desvendar aos visitantes o que a seleção natural “pode e não pode fazer”. Ficou curioso? Faça uma visita virtual.

Continua após a publicidade

3. Museu da Inocência

museu-da-inocencia

Onde fica: Çukurcuma, Istambul

Das páginas do livro para um endereço real – embora não possa ser qualificado como bizarro, O Museu da Inocência é certamente inusitado. O livro de mesmo nome, escrito pelo turco Orhan Pamuk (vencedor do Prêmio Nobel da Literatura em 2006), se passa na Turquia dos anos 1970 e conta a história de Kemal, homem comprometido de 30 anos que se apaixona pela jovem Fusun. Depois de um curto caso e uma longa obsessão, Kemal organiza um melancólico museu de objetos que remetem à jovem. Inúmeros relógios, televisores, colheres, roupas e outros pequenos objetos do período em que se passa a história fazem parte também do acervo do museu da vida real, localizado perto da praça Tazkim, região onde se desenrola a história, e inaugurado pelo autor em abril de 2012.

4. Museu da Morte

Onde fica: Bangcoc, Tailândia

O “apelido” do Museu Médico de Siriraj lhe faz jus. Localizado no mais antigo e tradicional hospital tailandês, em atividade há quase 120 anos, reúne quantidade enorme de equipamentos, ferramentas e artefatos médicos. Visitá-lo não é tarefa para os fracos: em seu acervo, dividido em seis seções, o “Museu da Morte” reúne membros mutilados, cérebros com hemorragias e corpo (mumificado) de Si Ouey, serial killer canibal que assassinou diversas criancinhas na década de 1950. Você visitaria?

Continua após a publicidade

5. Museu da Mostarda

museu-da-mostarda

 

Onde fica: Middleton, Estados Unidos

Os amantes de Ketchup podem se sentir injustiçados, mas a mostarda parece ser um condimento mais popular – ao menos no que se refere a museus. Quem quiser “aprender, saborear, comprar e se divertir”, pode visitar o The National Mustard Museum. O espaço, fundado em 1992 e hoje motivo de orgulho local, reúne mais de 5,400 embalagens do tempero vindas de 70 países e inclui ainda a exposição de antigas peças publicitárias e potes de mostarda. Ao final do “passeio gastronômico”, os visitantes ainda podem passar pelo bar de degustação.

6. Museu da privada

museus-das-privadas

Continua após a publicidade

Onde fica: Nova Deli, Índia

“As instalações sanitárias são parte da história da higiene humana e representam um capítulo fundamental no crescimento da civilização”, afirma o Dr. Bindeshwar Pathak, fundador do Sulabh International Social Service Organisation, organização sem fins lucrativos que atua na área de saneamento na Índia e é responsável pelo Sulabh Bhawan Toilet Museum. Partindo do princípio de que o desenvolvimento de uma civilização e o saneamento básico caminham juntos, o museu se propõe a lançar um olhar científico e histórico ao surgimento e desenvolvimento das instalações sanitárias. Matéria prima, design, tecnologia – o museu conta com muito mais informações sobre privadas do que sonha nossa vã filosofia.

Bônus: Os realmente interessados por latrinas podem querer dar uma passadinha também no Barney Smith’s Toilet Seat Museum. Localizado no estado do Texas, nos Estados Unidos, o museu reúne um acervo com mais 1000 acentos desenvolvidos pelo designer de privadas Barney Smith – que conduz, ele mesmo, os visitantes pelo tour.

7. Museus das Bruxas

Onde fica: Salem, USA

Continua após a publicidade

Em 1692, a cidade de Salem, nos Estados Unidos, foi palco para um caso de histeria coletiva que levou à condenação de vinte pessoas à morte pelo crime de bruxaria. A infame Caça às Bruxas inspirou a criação do The Witch Museum, que recria (com detalhes bastante mórbidos) os eventos acontecidos na região da Nova Inglaterra. Imagens em tamanho real, cenários realistas, efeitos sonoros, narração e reencenação de julgamentos AND execuções fazem parte das ~atrações~ do espaço. Os sobreviventes visitantes também têm acesso a uma exposição com a história da bruxaria e das caças às bruxas.

8. Museu da tortura

Onde fica: Amsterdã, Países Baixos

Quartos escuros, ambiente desconfortável e um passeio pela história da “crueldade humana”. O Torture Museum, localizado na capital dos Países Baixos, não é um lugar recomendado para um passeio em família. Em seu acervo em exposição encontram-se guilhotinas enferrujadas, uma cadeira com assento de pregos e outros vários objetos usados para a tortura. Não é para qualquer um.

9. Museu do Cabelo

museu-do-cabelo
fonte.

Onde fica: Avanos, Turquia

Continua após a publicidade

Cabelo, cabelo por todos os lados. Com proposta inusitada (e um bocado perturbadora , o Hair Museum, situado abaixo da loja de artesanato em argila Chez Galip, reúne mechas do cabelo de mais de 16 mil mulheres. Reza a lenda que tudo começou trinta anos atrás, quando uma amiga querida de Galip se mudou de cidade. Para deixar uma lembrança, ela cortou alguns fios da cabeleira. Passadas três décadas (e muitas outras doações), fios cobrem hoje todas as superfícies do espaço – teto e paredes são tomados pelos mais variados exemplares de cabelos. Para completar a bizarrice, ao lado de cada mostra encontram-se os respectivos nomes e endereços de suas donas. Digno de um enredo de filme de terror.

10. Museu do Falo

Onde fica: Husavik, Islandia

Freud certamente teria uma coisa ou duas a dizer sobre o The Icelandic Phallological Museum. Segundo o site, o museu é provavelmente um dos únicos do mundo a reunir uma coleção de pênis pertencentes aos mais variados tipos de mamíferos. São mais de 280 espécimes de 93 animais – incluindo o de um humano. O acervo inclui desde exemplares diminutos (com cerca de 2 milímetros) ao avantajado membro de uma baleia (com cerca de 1,5 metro de comprimento).

11. Museu do Miojo

museu-do-miojo

Onde fica: Yokohama, Japão

Momofuku Ando. Você provavelmente nunca ouviu este nome antes, mas deve a ele as refeições que ficam prontas em três minutos. O japonês foi o responsável por criar o macarrão instantâneo durante a Segunda Guerra Mundial, produto que depois viria a se tornar popular em todo o mundo. O chamado “Rei dos Macarrões” é homenageado pelo Cupnoodles Museum (também conhecido como “Momofuku Ando Instant Ramen Museum”), espaço interativo onde os visitantes conhecem também mais sobre o famoso prato e podem preparar sua própria refeição.

12. Museu da Criptozoologia

Onde fica: Portland, Estados Unidos

Criptozoologia. O nome até assusta, mas não tanto como os monstros que ela estuda. Loren Coleman, especialista em animais míticos e lendários (como o Abominável Homem das Neves e o misterioso Monstro do Lago Ness), foi o responsável por fundar o Museu da Criptozoologia. Localizado nos Estados Unidos, na cidade de Portland, o espaço possui em seu arquivo registros que apontam a existência destas criaturas fantásticas – como vestígios de pelos ou pegadas do Pé Grande, que possui uma representação em tamanho real no local. Se você está na dúvida se acredita ou não, então passe lá e descubra se eles existem.

13. Museu do Sexo

Onde fica: Manhattan, EUA

Os mais conservadores podem ficar sossegados – o MoSex, Museu do Sexo localizado em Nova York, explora o assunto sob uma perspectiva de contextualização cultural. Mas a abordagem sociológica não impede, é claro, que o espaço abrigue, por exemplo, a exposição “Action!”, que exibe trechos dos filmes produzidos em mais de 150 anos de cinema pornô. O acervo inclui ainda imagens e apetrechos dos mais variados que ajudam a traçar e registrar a história, evolução e importância social da sexualidade humana.


Conhece mais algum museu inusitado? Conte para a gente nos comentários.

Imagens: Divulgação
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.