PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Astrônomos acham fóssil espacial prestes a nascer

Por Fabio Marton Zoom do nuvem esférica de gases, que ainda não tem nenhuma estrela [NASA/ESA Hubble, B. Whitmore (STScI); K. Johnson, U.Va.; ALMA (NRAO/ESO/NAOJ); B. Saxton (NRAO/AUI/NSF)] “É como encontrar um ovo de dinossauro prestes a chocar”. A frase, do astrônomo Kelsey Johnson, da Universidade da Virginia, dá uma ideia da excitação causada por […]

Por Redação Super
Atualizado em 4 set 2024, 09h08 - Publicado em 8 Maio 2015, 23h08

Por Fabio Marton

National Radio Astronomy Observatory ALMA Antennae Image
Zoom do nuvem esférica de gases, que ainda não tem nenhuma estrela [NASA/ESA Hubble, B. Whitmore (STScI); K. Johnson, U.Va.; ALMA (NRAO/ESO/NAOJ); B. Saxton (NRAO/AUI/NSF)]

“É como encontrar um ovo de dinossauro prestes a chocar”. A frase, do astrônomo Kelsey Johnson, da Universidade da Virginia, dá uma ideia da excitação causada por sua descoberta. Kelsey e sua equipe, trabalhando do Atacama Large Milimiter Array (ALMA), no Chile, descobriram um aglomerado globular prestes a se formar, entre as galáxias emaranhadas NGC 4038 e NGC 4039, chamadas de Galáxias Antena.

Aglomerados globulares são grupos massivos de centenas de milhares de estrelas, em formação esférica, existindo dentro ou fora das galáxias. Em seu centro, orbitando um buraco negro, de tamanho médio (isto é, minúsculo como a Terra), as estrelas podem estar tão apertadas que a distância entre uma e outra é próxima do diâmetro do sistema solar – um nada, em proporções cósmicas.

O que torna a descoberta interessante – e a razão da comparação – é que essas estruturas geralmente datam do início do universo. Em média, 12 bilhões de anos atrás, a mesma época em galáxias estavam surgindo. “Talvez estejamos presenciando uma mais antigos e extremos modos de formação de estrelas no universo”, afirmou Johnson. “Esse objeto incrível parece que foi puxado direto do início do universo”.

O proto-aglomerado ainda não tem nenhuma estrela, e está há 50 milhões de anos-luz. É pouco provável que vejamos as primeiras delas surgindo. O processo pode levar um milhão de anos – um piscar de olhos na história do universo, mas uma imensidão para a humanidade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.