Chuva de meteoros produzida pelo cometa Halley poderá ser vista da Terra
FTD Digital Arena / Observatório de Curitiba Todo ano, no início de maio e no meio de outubro, dá pra ver, daqui da Terra, uma chuva de meteoros produzida pelo cometa Halley. Chegou a hora de olhar para o céu e observar o fenômeno (se não estiver nublado na sua cidade, claro). Entre a noite […]
FTD Digital Arena / Observatório de Curitiba
Todo ano, no início de maio e no meio de outubro, dá pra ver, daqui da Terra, uma chuva de meteoros produzida pelo cometa Halley. Chegou a hora de olhar para o céu e observar o fenômeno (se não estiver nublado na sua cidade, claro). Entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã, você poderá ver a chuva de meteoros – chamada de Orionídeas por ter como ponto de referência para observação a constelação de Órion, a mesma que possui o cinturão formado pelas Três Marias – entrar na nossa atmosfera. Quem estiver em locais afastados da luminosidade conseguirá observar até 20 meteoros por hora.
O meteoro, conhecido popularmente como “estrela cadente”, é um fenômeno luminoso que acontece devido à entrada de um fragmento de rocha (meteoroide), geralmente deixados para trás por cometas. É isso o que o Halley deixa quando nosso planeta cruza sua trajetória. Como esses pequenos pedaços de cometa entram na nossa atmosfera em alta velocidade, eles se queimam e formam uma incrível iluminação no céu.
Ainda não será dessa vez que você verá o Halley em pessoa. A última vez que foi possível observar a passagem do cometa foi em 1986. E a próxima só vai rolar depois de 2060.