PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Cientistas descobrem espécie de lula que tem “mini lulas” nas pontas de seus tentáculos

Por Lívia Aguiar A maioria das lulas possui 8 braços e dois tentáculos, sendo que os braços são usados para nadar e os tentáculos, mais longos e armados com ventosas ou espinhos, para agarrar suas presas. Mas, como sabemos, nas profundezas do oceano a vida não é fácil. Os animais carnívoros que vivem nas zonas […]

Por Redação Super
Atualizado em 20 ago 2024, 11h07 - Publicado em 16 set 2013, 22h29

Por Lívia Aguiar

A maioria das lulas possui 8 braços e dois tentáculos, sendo que os braços são usados para nadar e os tentáculos, mais longos e armados com ventosas ou espinhos, para agarrar suas presas.

Mas, como sabemos, nas profundezas do oceano a vida não é fácil. Os animais carnívoros que vivem nas zonas abissais desenvolveram verdadeiros malabarismos para conseguir atrair e comer os outros bichinhos que vivem por lá. É o caso da lula Grimalditeuthis bonplanti. Diferentemente das outras lulas, a G. bonplanti  vive 2 quilômetros abaixo do nível do mar e tem, na ponta de seus tentáculos, uma “mini lula”: uma ponta alargada sem ventosas ou instrumentos para captura de comida. E mais: os tentáculos não se movem como os outros braços do cefalópode. Eles “nadam” independentemente, impulsionados por membranas muito finas, fazendo com que a “mini lula” pareça ser um outro animal.

grimalditeuthis1-400

Os pesquisadores do MBARI (Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterrey, nos EUA), conseguiram gravar pela primeira vez a G. bonplanti em seu habitat natural e mostrar seu ballet aquático para o mundo todo.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=boV-zXhWTAQ?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&loop=0&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

Outro comportamento curioso dessa lula é a forma como ela age quando ameaçada. A maioria das lulas contrai os braços e tentáculos quando detecta um problema. Já a G. bonplanti, antes de sair nadando para longe do perigo, vai na direção de sua “mini lula” e a recolhe com os tentáculos, como se ela fosse um animal que está sendo capturado.

Os cientistas acreditam que pequenos camarões e outros animais  são atraídos pelo movimento dessas “mini lulas”, fazendo com que eles fiquem ao alcance dos braços – e, finalmente, da boca – da G. bonplanti. Como ela não brilha no escuro, as presas seriam atraídas pelo movimento das “mini lulas”. Essa hipótese não foi confirmada ainda porque os cientistas não conseguiram filmar a G. bonplanti se alimentando.

Continua após a publicidade

grimalditeuthis-swimming-350

Nesta foto, a lula está com o seu tentáculo recolhido, correndo dos mergulhadores paparazzi

Veja também:

Lulas gigantes do mundo todo podem ser apenas uma espécie global

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.