PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!

Veneno de aranha-armadeira pode curar impotência

Por Fábio Marton Pesquisadores da Universidade Católica da Coreia testaram com sucesso uma substância do veneno da aranha-armadeira, produzida com células transgênicas de lagarta, para tratar disfunção erétil, em ratos impotentes. Está difícil decidir o que é mais bizarro na frase anterior, então vamos começar pela aranha. A armadeira (Phoneutria sp.) é nativa do Brasil, […]

Por Redação Super
Atualizado em 4 set 2024, 09h20 - Publicado em 20 fev 2015, 21h39

Por Fábio Marton

scalete

Pesquisadores da Universidade Católica da Coreia testaram com sucesso uma substância do veneno da aranha-armadeira, produzida com células transgênicas de lagarta, para tratar disfunção erétil, em ratos impotentes.

Está difícil decidir o que é mais bizarro na frase anterior, então vamos começar pela aranha. A armadeira (Phoneutria sp.) é nativa do Brasil, enorme (até 17 cm) e extremamente agressiva, um terror bem familiar para cidades que lidam com infestações, em toda a região da Mata Atlântica. Os ratos eram “modelos de dano bilateral de esmagamento dos nervos cavernosos” – o que quer dizer que passaram por uma cirurgia para danificar suas… partes, os nervos que controlam a ereção. Para produzir a substância testada, a proteína PnTx2-6, os pesquisadores modificaram células de lagarta com DNA de aranha. Por fim, descobriram que, sob efeito da PnTx2-6, os músculos do corpo cavernoso dos ratos relaxavam, permitindo a entrada de sangue e (eureca!) a ereção.

Antes de sair virando as pedras no jardim atrás do Viagra do Povo, é bom saber que a armadeira do Brasil está no Livro Guinness dos Recordes como a aranha mais venenosa do mundo (toma essa, Austrália!). Apenas 6 μg (microgramas, um milionésimo de grama) de seu veneno é capaz de matar um rato – o veneno inteiro, no caso, não só a proteína interessante.

Continua após a publicidade

A pesquisa corena é a só a última em uma longa série, confirmando o resultado de um estudo similar feito no Brasil, em 2012. Venha do Brasil ou da Coreia, o novo tratamento ainda está longe de chegar à farmácia, se chegar – ainda precisam ser feitos testes em humanos. O potencial do veneno foi revelado no Brasil, em 2000, quando uma pesquisa sobre picadas mostrou que várias vítimas sofriam de priapismo – ereções que duram horas, são dolorosas, e não passam de jeito nenhum (não, nem com isso que você pensou).

Priapismo pode causar dano ao pênis e impotência permanente. Definitivamente, a armadeira é a aranha mais perigosa do mundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.