
De série boa, todo mundo gosta. Quando elas reúnem figurinos exuberantes, cenários encantadores e atores maravilhosos, então, é receita de maratona perfeita. As séries históricas possuem tudo isso e mais um pouquinho: enredos envolventes que sempre te deixam com uma pulga atrás da orelha e, sem querer, dão aquela vontade de pesquisar história.
Além disso, diferentemente do que o senso comum acredita, as mulheres foram mais influentes na trajetória do planeta do que muitos reis e generais mundo afora. Reunimos aqui cinco séries que unem mulheres poderosas e uma boa dose de história. Confira:
1) Reign

Estreia: 2013 (4 temporadas até agora)
Canal: CW (disponível no Brasil pela Netflix e pelo Net Now)
Passada no século 16, conta a história de Mary, a Rainha da Escócia (Adelaide Kane), a partir do momento em que ela chega à corte francesa para se casar com Francis, o herdeiro do trono francês. Vivendo no país desde nova para fugir de ataques ingleses, a jovem rainha embarca nas intrigas, problemas diplomáticos, mistérios, guerras e romances da nobreza.
Com sua personalidade forte, coragem, inteligência, astúcia e beleza, Mary causa amores e ódios nesse mundo de interesses. Além disso, também acompanha as histórias de suas damas de companhia e amigas Greer, Lola, Kenna e Aylee, do filho bastardo do rei Henry, Bash, e da poderosa rainha francesa Catherine de Médici, personagens com histórias e construções muito fortes e interessantes.
2) Victoria
Estreia: 2016 (2 temporadas até agora)
Canal: ITV (disponível no Brasil pela Net Now)
Esta série retrata a ascensão ao trono da Rainha Victoria do Reino Unido, a monarca que governou por mais tempo o reino. Marcando todo o século 19, a corajosa e pequena jovem Alexandrina Victoria é proclamada Rainha com a morte do tio e decide não se submeter mais às vontades da mãe e dos homens ao seu redor. Com o apoio do seu primeiro-ministro liberal Lorde Melbourne, Victoria enfrenta as convenções da época e – até com uma pitada de teimosia – faz valer a sua vontade no mundo político.
3) The White Queen

Estreia: 2013 (1 temporada)
Canal: BBC One (disponível no Brasil pelo Fox Premium On-Demand)
No contexto da luta inglesa entre os York e os Lancaster no século 15, um rei York se apaixona por uma mulher Lancaster, pondo em risco toda a maquinação política que o levou – e a todo o seu clã e aliados – ao poder.
A história é contada a partir de três protagonistas muito fortes: Elizabeth Woodville, Margareth Beauforth e Anne Neville. Com as tradicionais intrigas, traições e amores das antigas cortes, The White Queen não deixa o espectador largar a tela até acabar a temporada.
4) The Crown
Estreia: 2016 (1 temporada até agora)
Canal: Netflix
Narra a vida da rainha Elizabeth II da Inglaterra a partir de sua ascensão ao trono. Logo após o final da 2ª Guerra Mundial, a jovem princesa deve assumir o reino britânico em um momento delicado para o país e a família.
Mostrando os desafios pessoais enfrentados pela rainha e o turbilhão de acontecimentos que sucedem a coroação, The Crown coloca quem assiste em plena Londres do início do século 20. A série também coloca nas telas o panorama político da época, com o primeiro ministro Winston Churchill e as relações com a oposição ao governo.
5) Isabel

Estreia: 2012 (3 temporadas)
Canal: Televisión Española (disponível no Brasil pela Net Now)
Ambientada na Espanha pré-unificação, narra a vida de Isabel de Castela, uma jovem que passa por muitas dificuldades para assumir o trono e manter a sua autoridade perante à de seu marido, Fernando de Aragão.
A garota, junto com seu irmão, era herdeira do rei de Castela e Leão (seu meio irmão mais velho), que morre sem deixar filhos. Porém a corte não quer levar uma mulher ao trono e faz de tudo para evitar a ascensão de Isabel à coroa. A Rainha possuía uma inteligência aguçada e um espírito corajoso, o que transformou a Espanha para sempre.