Hoje em dia, dá para assistir série 24 horas por dia e, ainda assim, não conseguir ver tudo. Existem centenas de opções de todos os gêneros e estilos. E o melhor: com a explosão do Netflix, essa onda não tem prazo para acabar.
Selecionamos a seguir algumas das temporadas que mais queremos ver em 2016 – sejam de séries novas, sejam de séries já existentes, porém estreando temporada nova.
Faltou algo? Diga nos comentários o que mais devemos ver neste ano.
1) Angel From Hell
O QUE: Primeira temporada
QUANDO: Janeiro e fevereiro (em exibição)
A série, que estreou em 7 de janeiro deste ano, conta com Jane Lynch (de Glee) interpretando Amy, o anjo guardião de Allison, uma médica que, após a morte de sua mãe, colocou toda a sua energia no trabalho e esqueceu de si mesma. Isso resultou em um desvio na sua jornada, além de acabar colocando-a em uma relação desastrosa com um namorado que só se aproveita dela. Esses desvios foram suficientes para que Amy cansasse de ficar “na moita” e entrasse em ação na vida da jovem.
Angel From Hell é uma série de comédia que se apoia na ideia de um anjo que, de santo, não tem nada. Amy adora beber e não segue os caminhos convencionais. O show é ótimo para os órfãos de Glee, mas também consegue agradar a maioria do público por ser um tanto quanto leve, até mesmo no humor.
2) The Leftovers
O QUE: Terceira temporada
QUANDO: Segundo semestre
Do dia pra noite, mais de 100 milhões de pessoas desapareceram da Terra. Sobraram famílias desajustadas, religiões desacreditadas e vidas niilistas. Por outro lado, seitas foram criadas, com base no ceticismo ou na esperança.
A série teve uma primeira temporada misteriosa e uma segunda totalmente reformulada – considerada, inclusive, uma das melhores de 2015. Baseada no livro homônimo de Tom Perrotta.
3) Mr. Robot
O QUE: Segunda temporada
QUANDO: Junho ou julho
Talvez um dos melhores lançamentos de 2015, esta série conta a história de Elliot (Rami Malek), um hacker brilhante, mas com um transtorno de ansiedade que o deixa extremamente antissocial, chegando ao ponto de hackear as pessoas para controlar suas vidas indiretamente.
Ao conhecer Mr. Robot (Christian Slater) e a comunidade anarquista da Fsociety, Elliot vê a oportunidade de acabar com a dívida civil mundial, hackeando progressivamente uma grande corporação. Só que há um grande porém: tudo isso pode ser paranoia.
4) Casual
O QUE: Segunda temporada
QUANDO: Segundo semestre
Com Michaela Watkins (Wet Hot American Summer), Tara Lynne Barr (God Bless America) e Tommy Dewey (The Mindy Project/Ela Dança, Eu Danço 4), Casual conta os dramas e a vida de uma mãe, uma filha e um tio em meio a um divórcio lento e doloroso (servido em pequenas doses). Apesar de nova, a série consegue (muito bem) representar os relacionamentos modernos e a valorização das relações “sem compromissos” em meio a uma sociedade que ainda se prende ao tradicional.
Casual vai te prendendo ao mesmo tempo que te solta, deixando-o com vontade de ver o próximo episódio, mas com um tempinho para refletir no meio. Garantimos que, de mansinho, a vida e os problemas de Laura/Alex/Valerie vão começar a fazer parte de você de um jeito que muitas séries nunca conseguiram.
5) UnReal
O QUE: Segunda temporada
QUANDO: Junho ou julho
UnReal é um tapa na cara dos reality shows. Gostos à parte, realmente é uma série em que vale a pena investir o seu tempo.
A série conta os bastidores de uma versão fictícia do famoso The Bachelor (uma espécie de reality em que mulheres concorrem pelo coração de um pretendente), mas o enfoque é outro. As câmeras apontam apenas para o lado “mágico e perfeito”, já os bastidores mostram a decadência da mídia. Vemos os personagens mostrando seus lados mais límbicos e escuros.
Temas como álcool, drogas, propina, morte, sexo e traição são abordados… E como tudo é escondido em nome do dinheiro e da fama.
6) Master of None
O QUE: Segunda temporada
QUANDO: Não confirmado
Aziz Ansari, queridinho da já finalizada Parks and Recreation, presenteou o Netflix com a série de comédia mais criativa no ar. Sempre abordando temas da modernidade, Dev (Aziz) é um prospecto de ator vivendo em Nova York.
Entre pílulas do dia seguinte, estereótipos, machismo e família, Aziz e Alan Young (co-criador), constroem enredos sagazes e atuais, fazendo comédia com classe, sem apelações ou clichês. Se você achar os três primeiros episódios meio “meh”, tenha calma, nós também. Mas a série engata e envolve.
Obs.: a Netflix ainda não confirmou a realização de uma segunda temporada. Mas os criadores já afirmaram que têm interesse. O jeito é esperar para ver.
7) Black Mirror
O QUE: Terceira temporada
QUANDO: Não confirmado
Essa série mostra o ser humano sendo vítima da tecnologia, e com os desfechos mais absurdos possíveis. No primeiro episódio, a princesa do Reino Unido é sequestrada. A condição para o resgate: o primeiro ministro deve transar com um porco. E onde vazaram as informações? Na internet.
A série é atípica em todos os sentidos. Suas duas temporadas compõem, juntas, apenas 6 episódios (e ainda há mais um especial de 90 minutos). Mas o Netflix adquiriu os direitos, com previsão de lançamento de 12 episódios em 2016. Dá pra assistir tudo num fim de semana e ficar esperando pelos novos.
8) Silicon Valley
O QUE: Terceira temporada
QUANDO: Abril
Silicon Valley (Vale do Silício) é um lugar na Califórnia que serve de casa para as empresas mais inovadoras do mundo, como Google, Facebook e Apple. Mas é também o nome dessa série da HBO, a qual estreou em 2014.
No Vale do Silício, um grupo de nerds alcança o sucesso no ramo tecnológico, mas não faz a menor ideia de como mantê-lo. Apesar do grande potencial de popularidade, ainda não teve muito alcance com o público brasileiro. Vamos ver se isso muda em 2016. Na era dos geeks e da Corrida do Ouro na informática, Silicon Valley é a prova de que nerd is the new cool.
9) Please Like Me
O QUE: Quarta temporada
QUANDO: Não confirmado
Please Like Me foi criada por Josh Thomas (que interpreta o protagonista) e, inspirada na vida do criador, conta a vida Josh, seus amigos e sua família de uma forma totalmente diferente. A série australiana é leve, descontraída e dona de um humor mais puxado para o lado britânico do que para o lado “prassódia”. Ela possui, acima de tudo, uma abordagem pessoal e interna, que consegue falar sobre depressão sem ser depressiva.
A comédia tem tom próprio e, muitas vezes, faz com que o espectador perceba partes de si na série. Os personagens usam o humor como forma de combater problemas bem reais. Embora não seja daquelas que agrada a família toda, a série vai agradar o público dos 15 aos 20 anos, que terá nela um reflexo de si mesmo.
Já existem três temporadas disponíveis e uma quarta deve sair esse ano.
10) Telenovela
O QUE: Primeira temporada
QUANDO: Janeiro e fevereiro (em exibição)
Recém-saída do forno (a primeira temporada acabou de estrear), Telenovela é uma comédia superleve. Não tem humor pesado, cenas de sexo e nem nada que te impeça de vê-la com a sua mãe (a não ser que você tenha o costume de assistir GoT com a sua mãe – nesse caso, pode ver o que quiser que já não faz mais nenhuma diferença).
O humor dela se mantém nos estereótipos das novelas mexicanas: cabelos gigantes, canhões de vento, vestidos espalhafatosos, homens malhados, drama exagerado… Toda aquela coisa que a gente ama (e não tente falar “Ah, eu não gosto! Acho superbesta” porque eu sei que você gosta, sim).
Bem exagerada, mas bem suave, Telenovela é superlegal de assistir, nem que seja como distração enquanto as suas séries não voltam dos hiatos.