A décima edição da Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, aconteceu na semana passada, entre os dias 11 e 15 de outubro, no Expo Center Norte em São Paulo. Nós da Turma do Fundão estivemos lá para ver as novidades e atrações que a BGS ofereceu. Confira aqui o que encontramos de melhor.
1) A realidade virtual dominou a feira
Vários expositores e marcas investiram em ações interativas com os visitantes envolvendo realidade virtual, a novidade tecnológica que é tendência atual no mundo dos games. Estandes como o do PlayStation, o das Lojas Americanas, o da Atitude Point e o da Piticas, entre outros, apresentaram jogos para o público experimentar, principalmente envolvendo mira e aventura, gêneros que permitem explorar a visão 360º dos óculos.
Na Piticas e no PlayStation, a ação ficou em espaços abertos – o jogador colocava os óculos e ficava em frente a uma tela que mostrava as imagens do visor para o público que passava. Já no estande das Lojas Americanas, a estrutura era um pouco diferente, com o jogador entrando em uma cabine localizada ao lado da entrada da loja e tendo a experiência toda lá dentro. Nem é preciso falar que o público adorou, não é?
2) A prévia de Monster Hunter: World bombou
Monster Hunter tem cativado jogadores da Nintendo por anos. Esse sexto título da franquia, porém, será o primeiro que também chegará ao PS4 e ao Xbox – daí a enorme campanha de marketing que temos visto nos últimos meses. A BGS tinha filas enormes de gamers interessados em jogar a prévia oferecida no estande da Warner.
O jogo traz gráficos lindos e uma premissa que consiste em matar monstros gigantescos espalhados pelo mapa. Ele tem um potencial colaborativo muito interessante, mas não é o ideal para ser testado numa convenção, porque boa parte da diversão vem das melhorias conquistadas com o tempo. Sai em 26 de janeiro de 2018 para Playstation 4 e Xbox One e estará disponível depois para PC.
3) Exposição de consoles retrô
O Buscapé levou à feira uma exposição da história do videogame retratando as oito gerações de consoles. Para isso, colocou em um espaço da BGS mais de 100 aparelhos, contando com clássicos das principais empresas de consoles, como Atari, Xbox, Nintendo, Playstation e outras.
Os videogames ficaram em caixas de vidro em cima de totens, cada um com uma plaquinha indicando modelo, marca, geração e ano, além de outras informações sobre o exemplar. A exposição serviu como uma viagem no tempo, reunindo no mesmo espaço vários modelos que marcaram época e hoje são raros.
4) Dragon Ball FighterZ está tão bom quanto promete
O extremamente hypado FighterZ troca a perspectiva 3D dos últimos títulos por um 2,5D. Nos últimos meses, os vídeos mostrando os gráficos lindíssimos desenvolvidos pela Arc System Works deixaram muita gente confiante de que o título será o melhor game de Dragon Ball da história. Na BGS, a demo estava disponível no estande do Xbox.
O game é divertidíssimo e fácil de jogar, com gráficos idênticos aos da animação. Se você investir tempo jogando, vai dominar todos os combos sensacionais dos personagens. Dragon Ball FighterZ está previsto para fevereiro de 2018 e vai sair para Playstation 4, Xbox One e PC.
5) Foto com os ídolos sem custo
O Espaço Meet & Greet recebeu várias pessoas de diversas áreas, entre elas youtubers, programadores e personalidades dos games. Lá, os visitantes podiam pegar uma fila, conhecer e tirar fotos com seus ídolos, sem custo adicional.
Para quem queria apenas ver o famoso, mas sem pegar fila, o espaço também era ideal, pois os convidados ficavam numa mesa aberta de frente para a feira, de modo que, se não fizesse questão de uma foto pertinho do ídolo, o público podia simplesmente observar de trás da fila, local que ainda possuía visão privilegiada sobre os convidados.
Dentre as pessoas que passaram por lá estiveram Hideo Kojima (criador de Metal Gear Solid), Nolan Bushnell (criador do Atari), Ed Boon (criador de Mortal Kombat)e os youtubers Malena, Lipão Gamer e Davy Jones, além de alguns PRO Players.
Vale lembrar que a presença dos youtubers causou tumultos na feira, algo que foi explicado em um vídeo da youtuber Malena.
6) Middle-Earth: Shadow of War é um avanço em relação ao jogo original
Quem jogou Middle-Earth: Shadow of Mordor, de 2014, um game de ação e aventura estilo Assassin’s Creed, mas que se passa no universo dos livros O Hobbit e O Senhor dos Anéis, pôde conferir o enorme potencial que ele oferecia como franquia. Esse game tinha seus defeitos (sendo o principal o mapa vazio), mas era bem bom.
A sequência Shadow of War acabou de ser lançada (foi no dia 10) e o estande da Warner na BGS tinha várias máquinas para quem quisesse jogar. A mecânica de combate continua divertida, com alguns avanços (há novos modos de ataque) e a qualidade gráfica está estonteante. O mapa está maior e mais rico, é possível montar novos animais e há atividades diversas a realizar, como defender fortalezas. O jogo também teve boas avaliações pela crítica.
7) O estande da Saraiva tinha de tudo um pouco
Um dos maiores e mais completos expositores da feira, a Saraiva atacou em várias frentes: livros, roupas, chocolates, colecionáveis, cenários para fotos – incluindo um Trono de Ferro – e, é claro, games. De longe, já era possível observar o grande e chamativo estande da livraria. O lançamento dos jogos Fifa 18 e Call of Duty WWII também ganhou destaque no espaço, com banners gigantes e um cenário para fotos.
Vários visitantes circularam pela loja, muitos parando diversas vezes para fotografar. O espaço foi dividido de forma a deixar uma parte exclusivamente para os jogos e outra para o universo da cultura pop, contando com livros de George R.R. Martin e Neil Gaiman, além de grande variedade de HQs. Os games podiam ser adquiridos com descontos – leva três e paga dois!
8) A demo de Lego Marvel Super Heroes 2 trouxe novidades
Jogamos uma demo de Lego Marvel Super Heroes 2 que era uma fase com os Guardiões da Galáxia. A demo apresentou mecânicas novas para a franquia Lego, como as “minas de gravidade” do Senhor das Estrelas e o tamanho do Baby Groot. A história vai focar em heróis de várias realidades da Marvel lutando contra Kang, o Conquistador. É o jogo mais bonito da Lego até hoje. Estará disponível para Xbox One, Nintendo Switch, Playstation 4 e PC no dia 14 de novembro.
9) As celebridades do Desafio Uber
O estande da Uber (sim, o app de corridas particulares) trouxe uma atração bem legal, o Desafio Uber. Basicamente, era um torneio de Street Fighter entre famosos. Entre os convidados estavam os youtubers Cauê Moura, Lorelay Fox, Foquinha e Marlon e os atores Caio Castro e Ágatha Moreira.
Mas quem roubou a cena mesmo foi a culinarista e apresentadora Palmirinha, que participou jogando contra o lutador de MMA Minotauro. Palmirinha treinou antes do desafio (deu para ver pelo seu Instagram), mas infelizmente seu lutador, Ken, não conseguiu superar o Ryu de Minotauro. O público pôde acompanhar as disputas ao vivo no estande e aplaudir os participantes. Alguns clientes que cumprissem uma cota de viagens dentro do aplicativo Uber também ganhavam o direito de tirar fotos com os famosos.
O ganhador da disputa, Cauê Moura, entregou a doação de R$ 50 mil que a Uber fez ao Hospital do GRAACC na feira.
10) O brasileiro Skydome é promissor
Batalhas, estratégias em equipe, poderes e muita ação. Talvez essa seja a fórmula clichê para criar um jogo de combate, porém o brasileiro Skydome promete trilhar um caminho diferente. Desenvolvido pela KinShip, o game tem como função formar duas equipes para lutarem uma contra a outra.
As equipes são formadas por quatro personagens com habilidades distintas. O objetivo do jogo é destruir as fortalezas da equipe adversária utilizando as habilidades de seu personagem ou mandando monstros para atacá-los. Ao mesmo tempo, o jogador e sua equipe deverão proteger suas próprias fortalezas, exigindo assim uma boa tática de ataque e defesa.
Na BGS, o jogo esteve exposto numa área de 72 m, contando com 16 computadores.
11) Artistas fazendo caricaturas
Outra ação criativa da Piticas foi a produção de caricaturas do público em um espaço externo do estande todo decorado com a temática. Os visitantes da feira podiam pegar a fila da atração (que não era longa) e receber uma caricatura sua feita na hora e especialmente para o evento, gratuitamente. A galera gostou muito e a ação chamou bastante atenção por ser diferente e divertida.
12) Ações sociais e de inclusão
A BGS também se empenhou em ações sociais. Além da arrecadação de alimentos na entrada para validar o meio ingresso, a APAE, associação que ajuda crianças com deficiência, estava vendendo camisetas especiais baseadas em personagens da cultura pop. O dinheiro das vendas era destinado a custear a instituição.
Outra ação bacana de inclusão: grande parte do staff que trabalhou na feira era composto por pessoas com algum tipo de deficiência física. A equipe realizou um ótimo trabalho para que tudo na BGS permanecesse dentro dos conformes e para que todo o público pudesse desfrutar do evento da melhor maneira possível. Além disso, o espaço contava com uma infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência, contando com rampas e banheiros exclusivos.
13) Os produtos oficiais acertaram
A loja oficial da BGS continha produtos que ajudavam a quebrar certos tabus que ainda assombram o mundo dos games atualmente. Mercadorias com estampas que iam contra o pensamento de que videogames são apenas para garotos, e também que os games transformam os jogadores em pessoas agressivas, foram destaque na loja e fizeram um grande sucesso com o público do evento. No último dia, não havia sobrado mais nada no estoque.
14) Os cosplays foram incríveis
Na BGS, os cosplays receberam todo o suporte: contavam com fila exclusiva na entrada, vestiários masculinos e femininos para se montar, provadores com guarda-volumes e espelhos. Nessa edição especial de 10 anos, tivemos até o mestre Hideo Kojima como jurado em uma das Cosplay Zones.
Visitantes e expositores investiram pesado para trazer à vida os personagens mais queridos do mundo dos games. Via-se personagens de League Of Legends, Sonic, Metal Gear, Mortal Kombat, Final Fantasy… Porém, animes como Naruto, super-heróis como o Homem de Ferro e figuras como Jack Sparrow e Branca de Neve também marcaram presença.
Alguns estandes também trouxeram cosplayers profissionais para decorar seus espaços, casos da Com2Us e da Black Desert.
15) Os jogos educativos são uma onda
Rebatendo a ideia de que jogos estimulam a violência, vários estandes levaram para a feira jogos que facilitam a aprendizagem e tornam o processo educacional mais interativo. Além disso, a maioria dos jogos se entrelaçam com o passado, envolvendo culturas de vários períodos históricos.
A MBR Editora Digital apresentou o jogo O Enigma do Portal, que se encaixa nesse modelo, cujo objetivo é responder questionários sobre os povos Incas, Maias e Astecas. Acertando no mínimo sete questões, você avança de nível. Os responsáveis pelo game anunciaram que a versão completa será lançada no segundo semestre de 2018 na Steam.
16) Atrações para quem não gosta de games
Muita gente vai à BGS como acompanhante e não está muito a fim de ver games – são pais, mães, namorados, namoradas e afins. A BGS também pensou nessas pessoas. Estandes de empresas não relacionadas a jogos, como Fini, Buscapé e TNT tiveram muitos jogos interativos divertidíssimos, como a “garra humana gigante” da Fini, que te prendia na horizontal para pegar balinhas espalhadas numa piscina de bolinhas, ou a exposição de consoles históricos que o Buscapé organizou. As diversas lojas também ofereciam itens de cultura pop – muitas coisas de Stranger Things! – e a disponibilidade de action figures e bonecos Funko era bem ampla, principalmente no espaço da Saraiva.
17) Campeonatos ao vivo
Durante a feira, rolaram as finais do campeonato Brasil Game Cup de DotA 2. Havia uma área especial com assentos, chamada Arena Vivo, para que o público pudesse acompanhar as partidas presenciais. Quem levou o grande prêmio de R$ 40 mil foi a brasileira Pain Gaming, vencendo os argentinos da Isurus Gaming por 3 a 0. Muita gente compareceu para ver as partidas, que também foram transmitidas online e pela TV.
Mas isso foi só a ponta do iceberg. Diversos estandes também organizaram exibições ao vivo de disputas entre equipes ou participantes da feira. O espaço do Mercado Livre tinha um torneio constante de Injustice 2, enquanto a Ubisoft fez uma disputa de Rainbow Six Siege com jogadores profissionais e realizou a etapa paulista do Just Dance Tour com participantes que se cadastraram na hora.
Fora isso, disputas de outros games, como Fifa, LoL e Counter Strike também aconteceram.