Lembra da Branca de Neve? Agora ela precisa lutar contra zumbis. A Branca dos Mortos e os Sete Zumbis (Ed. Nerd Books, 240 pgs., R$ 45) é uma compilação de contos que repensa os clássicos infantis como histórias de terror, cheias de toques macabros e bizarros. Prepare-se para muito sangue, horror e criaturas malignas.
Se você está pensando na palavra “adaptação”, deve apagar isso de sua mente. Branca dos Mortos e os Sete Zumbis, assim como todas as outras histórias que preenchem este livro, é muito mais do que os contos clássicos refeitos com doses pontuais e sem sentido de terror.
O autor é Fabio Yabu, o mesmo de Princesas do Mar. Aqui, ele utiliza um pseudônimo, Abu Fobiya, como se fosse um alter-ego maligno.
Utilizando seus elementos originais, o autor desconstrói as histórias e as remonta de uma forma totalmente inovadora e profunda, mesmo sem deixar que as premissas nas quais elas se baseiam sejam perdidas. Mesmo quem nunca gostou da inocência das histórias originais irá sentir-se envolvido.
Livros de contos, por vezes, mostram uma independência quase total entre os contos, orientando cada título de forma separada e, com certa frequência, desconexa. Mas este caminha para o lado contrário: cria conexões entre os personagens, criando a sensação de que pertencem a um universo próprio e vasto, e não separado por reinos distantes.
Com isso, o livro consegue superar qualquer expectativa e surpreender em todas as linhas.