O mundo mágico de Harry Potter foi se aperfeiçoando e expandindo com o passar dos livros e dos filmes. J.K. Rowling criou um universo tão cativante, envolvente e criativo que ela mesma continua explorando-o até hoje e compartilhando novas informações com seus fiéis potterheads! Agora é a vez de as criaturas mágicas ganharem destaque. Animais Fantásticos & Onde Habitam (Ed. Rocco, 64 pgs., R$ 20) trabalha essa expansão da terra do bruxinho.
A obra é meio metalinguística, pois seria a mesma versão que existe no universo bruxo, onde é considerada um best-seller. Em sua “52ª edição”, o livro descreve mais de 70 espécies de seres fantásticos, desvendando animais dos mais simples até os que são impossíveis de domesticar.
O livro conta com um prefácio por Alvo Dumbledore e esclarece questões como “o que é definido como ser mágico” e a importância de se estudar Magizoologia. O autor, Newt Scamander (pseudônimo de J.K. Rowling) sempre demonstrou interesse pelas criaturas mágicas e adquiriu um prodigioso conhecimento sobre elas. Tendo ele realizado grandes feitos, se tornou um bruxo muito bem-sucedido profissionalmente.
Uma coisa que torna a leitura mais descontraída é que as páginas contam com anotações de Harry, Rony e Hermione. Então, vira e mexe, encontramos alguma piada ou observação deles.
Alguns animais abordados são meio chatinhos, outros mais atraentes, outros bem perigosos. Há também os que dão vontade de ter de estimação, como o Kneazle (Amasso) e a Fênix. O livro também desmistifica aqueles que, segundo Newt, têm recebido cobertura da imprensa trouxa, como os unicórnios e as fadas. Por exigência da autora, os nomes são dados primeiro no original em inglês e depois na tradução entre parênteses.
Por ser de caráter mais descritivo, Animais Fantásticos… deixa um pouco a narrativa de lado, mas isso não o torna menos interessante. As criaturas mágicas vão além de dragões, lobisomens, sereianos e outros que vimos nos livros. E explorar isso traz ao leitor novamente a sensação de entrar no mundo mágico de Rowling.
De modo geral, é um livro que cativa muito a imaginação. Todas as criaturas possuem posturas, personalidades e físicos distintos. Não há ilustrações dos bichos e visualizar cada um depende da sua imaginação: às vezes é fácil, outras, nem tanto. Alguns leitores colocaram a ideia no papel e postaram na internet. Quando eu jogava no Google algum nome, apareciam esboços e artes muito bacanas de como cada um imaginou o ser!
O valor arrecadado com Animais Fantásticos & Onde Habitam foi para a Comic Relief, organização britânica que combate a miséria. O livro mostra que, apesar de precisarmos manter maior distância de alguns animais e menor de outros, são todos fascinantes. Quer saber a verdade sobre os dodôs e sobre os desenhos misteriosos que aparecem em plantações de trigo? Está tudo aqui! Esse pequeno retorno ao mundo bruxo foi muito bem-vindo e dá pra matar a saudade.