Indicado a seis Oscar, o filme Clube de Compras Dallas, dirigido por Jean-Marc Vallée, ainda pode ser conferido nos cinemas. Trata-se de uma história tocante (e curiosa) sobre um homem e sua jornada contra o vírus HIV.
Passado nos anos 80, o filme é baseado na vida de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um eletricista texano que é diagnosticado com o vírus da Aids e recebe dos médicos a notícia de que viverá por apenas mais 30 dias.
Inconformado com a possibilidade de morrer tão rápido, Ron começa uma pesquisa de tratamentos alternativos para combater o vírus, fundando assim o Dallas Buyers Club, um grupo que contrabandeia remédios que ainda não foram liberados pela FDA (órgão do EUA que libera e testa novos medicamentos).
Ron, em uma de suas recaídas, conhece Rayon (Jared Leto) uma travesti que irá ajudá-lo a encontrar soropositivos que não desejam ser tratados com AZT, um medicamento experimental que vem causando várias mortes.
O filme é espetacular, apresentando um tema forte de uma maneira delicada e sem cair na apelação. Com uma atuação inacreditável, Matthew McConaughey tem ganhado todos os prêmios de melhor ator. Já Jared Leto, a cereja do bolo do filme, também atua de forma surpreendente e é uma aposta quase certa para o Oscar de ator coadjuvante.
Em seu discurso ao receber o Globo de Ouro, McConaughey revelou que o filme foi rejeitado 86 vezes. “Cada vez que eu lia o roteiro, pensava: ‘Este é um filme que deve ser feito’. Mas ninguém queria financiar”. Tenho muita pena dessas pessoas que rejeitaram a obra, pois um filme desses merecia ser aceito na primeira tentativa.
Um bom drama com toques de humor, Clube de Compras Dallas é recomendando para todos que gostam de uma boa história e ótimas atuações.