Como Treinar o Seu Dragão 2 é a sequência de Como Treinar o Seu Dragão, lançado em 2010 pela Dream Works. Os roteiristas e os dubladores da versão original voltaram para a sequência, que só mudou de diretor: quem cuida do novo filme é Dean Deblois.
Na trama, passaram-se cinco anos desde a primeira aventura de Soluço e Banguela. A vila viking de Berk agora é habitada pelas mais variadas espécies de dragões, que são aceitos pelo povo da vila e vivem em convívio pacífico.
Soluço é filho do líder de Berk e sabe que, cedo ou tarde, precisará assumir a liderança da vila. Mas ele não quer: sua verdadeira paixão é localizar dragões e catalogar novos habitats e espécies. Em meio a esse conflito, uma nova descoberta irá abalar o seu mundo, e não é nenhum novo dragão.
O enredo, que foca uma guerra entre o povo de Berk e um novo e aterrorizante vilão, é bem elaborado e a trama se desenvolve rapidamente. Os novos personagens são bem interessantes: alguns trazem revelações bombásticas e deixam a sequência bem mais envolvente do que o filme anterior.
As cenas de ação são impressionantes. Os voos são envolventes e, mesmo nas versões 2D, parece que estamos voando com Banguela, rodopiando, caindo, manobrando ou realizando movimentos arriscados. A qualidade de imagem também é fenomenal: é possível ver cada escama, dobra ou corte nos dragões. Mas os maiores avanços foram, com certeza, as melhorias nas expressões faciais de cada personagem. É possível notar olheiras, cicatrizes e marcas de idade.
Os dragões digitais também estão lindos. Banguela é divertido e gera as melhores cenas cômicas do filme – isso é surpreendente, já que ele não possui nenhuma fala. Os alfas também são impressionantes, chegando até a ser meio macabros. Os amigos de Soluço ganham muito mais espaço na sequência e Astrid também tem um destaque maior, assim como seu dragão.
Muitos dilemas da adolescência são retratados no filme. Soluço está a todo momento pensando no que quer ser (mesmo não falando isso abertamente durante o filme) e há vários amores não correspondidos em cena. Mas o roteiro não carrega muito no romance, até porque o público-alvo do filme é o infantil.
Divertido e cativante, Como Treinar o Seu Dragão 2 é aquele filme que vai fazer você querer repetir a dose.