Imagine você andando na Bienal do Livro quando, de repente, se vê dentro do estande da editora do livro e encontra uma garota fantasiada como a personagem principal do livro. Aí você para, escuta a história do livro e arrisca comprá-lo, mesmo sem conhecer nada sobre a trama, apenas o que a garota contou. Você se apaixona por cada página e não se arrepende. Foi o meu caso com o livro Starters, de Lissa Price. Esperei dois anos para comprar essa sequência, Enders (283 pgs., Editora Novo Conceito, R$ 39,90).
Em resumo, Starters conta a história de Callie, uma garota que, junto com seu irmão, perde os pais e se vê desabrigada em meio à Guerra dos Esporos, uma batalha que eliminou todo mundo que tinha entre 20 e 60 anos de idade. Os idosos (chamados de “enders”) agora comandam a sociedade, enquanto os jovens (“starters”) sofrem com miséria e abandono.
O irmão de Callie está doente e, para pagar o tratamento, a menina precisa de dinheiro. Para isso, ela recorre à Prime Destinations, uma empresa onde um homem chamado Velho aluga os corpos dos jovens para idosos que querem saber como é ser jovem novamente. Nesses casos, o corpo do starter “dorme” enquanto o do ender assume o controle, para depois tudo voltar ao normal. Callie aluga o corpo para uma ender chamada Helena, mas o chip instalado na garota dá defeito e ela se vê vivendo a vida da idosa, o que inclui morar em sua mansão e dispor do bom e do melhor. Não vou contar como o primeiro livro termina, mas vale dizer que a história anda bastante.
Enders começa de uma forma normal, mostrando Callie, Tyler, o amigo Michael e a governanta Eugenia vivendo na casa de Helena. Após sua morte, Helena deixa metade da herança para Callie e a outra metade para sua neta Emma, a qual está desaparecida. Callie agora tem a missão de encontrá-la.
Só que o Velho, que desapareceu após os eventos do primeiro livro, começa a se comunicar com Callie por meio de um chip que ele instalou em cada ex-doador, esses chamados de Metais. Durante a história, surgem muitos mistérios, alguns personagens novos e o retorno de outros. Os que retornam são Beatty, que agora é diretora da Instituição 37, onde os starters estão presos, e Redmond, que agora trabalha com um dos novos personagens. Entre os personagens novos, Hyden é o que mais se destaca, principalmente por ter um grau de parentesco com o vilão do livro.
Em Enders, tudo interligado e seria muito fácil dar spoilers. A viagem começa já na capa, que tem um enigma. Durante todo o livro é impossível não se envolver, chorar, ficar apreensivo. Eu “gastei” dias para ler, mas valeu muito a pena.
A autora, Lissa Price, tem um dom que é entreter e misturar gêneros em um livro no qual, aparentemente, você não daria nada. Parece só mais um livro de ficção, mas não é. Tem drama, romance, aventura, ação, suspense… A autora sabe começar e terminar um assunto sem deixar que ele fique cansativo. A série é muito boa e vale cada centavo gasto. Eu hoje vejo que tenho mais uma escritora favorita e que compraria tudo que ela escrevesse.
Os últimos capítulos, mais ou menos a partir do 14, são mais intensos e o suspense fica à flor da pele o tempo inteiro. O final do livro é surpreendente e fecha a obra (e a série) com chave de ouro.