Tudo bem, galera? Estou aqui para falar sobre o terceiro livro da série O Jovem Sherlock Holmes, Gelo Negro (256 pgs., R$ 24,90). Ele é da editora Intrínseca e foi escrito pelo britânico Andrew Lane.
Na história, Sherlock (que tem 14 anos) e seu tutor, Amyus Crowe, recebem uma carta do irmão do detetive, Mycroft Holmes, convidando a visitá-lo em Londres para falar sobre uma carta enviada por seu pai, que está na Índia.
Sherlock vai para lá esperando nada mais que uma visita rotineira. Mas, quando ele e Amyus chegam ao Diógenes Club, se deparam com uma cena muito diferente: seu irmão está atordoado e sem se lembrar de nada, segurando uma faca ensanguentada, e há um homem morto à sua frente.
Com todas as evidências contra seu único ente próximo, Sherlock tem que descobrir quem armou aquela cilada para o irmão e por quê. Para fazer isso, o jovem Holmes acaba se envolvendo mais do que queria com uma sociedade secreta chamada Câmara Paradol e descobrindo a verdade sobre Rufus Stone, seu professor de violino. A trama evolui ao ponto de até mesmo uma Guerra Mundial correr o risco de acontecer.
Neste terceiro livro da série, Lane consegue botar um vasto enredo em poucas páginas, e aprofunda um pouco mais o assunto da misteriosa Câmara Paradol, que aparentemente vai ser a grande inimiga de Sherlock no quarto livro da série, Tempestade de Fogo.
Apesar de, para mim, faltarem grandes momentos de ação, o livro continua sendo uma ótima opção de leitura. Talvez seja até mesmo o melhor dos três escritos até agora. Aproveitem essa leitura cativante e até o próximo livro ;D