Todos nós temos segredos – alguns guardamos com mais afinco, mas, eventualmente, a verdade sempre vem à tona. E todos nós sabemos, por experiência própria, que, quando somos adolescentes, tudo é multiplicado por cem. É por isso que Lara Jean está surtando. Pode soar como mais um clichê adolescente (e na realidade, é!), mas Para Todos Os Garotos Que Já Amei (Ed. Intrínseca, 320pgs., R$ 20,90) consegue ir além disso. A narrativa de Jenny Han prende o leitor de uma forma inexplicável.
A história gira em torno de Lara Jean, irmã do meio de Margot (a mais velha, em quem Lara espelhou boa parte de sua personalidade) e Kitty (a caçula). Após a morte da mãe das garotas, Margot se tornou a mulher da casa e Lara e Kitty vivem à sua sombra. A vida corre normal até que dois eventos importantes acontecem.
O primeiro é que Margot termina a escola se muda para a Escócia para cursar faculdade, deixando Lara sem seu ponto de apoio. O outro é que as cartas que Lara escrevia para os meninos que gostava (e que ela guardava em uma caixa em vez de enviar) foram misteriosamente enviadas para seus destinatários. Agora, Lara tem que lidar com o fato de que seus ex-amores sabem de seus sentimentos.
Ao tentar consertar a situação e conseguir ter sua vida normal de volta, a protagonista perde o controle de seus atos e se vê de frente com escolhas que nunca imaginou precisar tomar. Apesar de ser uma menina inocente e certinha, ela acaba se envolvendo em um triângulo amoroso que afeta todas as pessoas com quem ela se importa.
A leitura é leve e a linguagem é descontraída. Os detalhes da narração te transportam para dentro do livro, o que torna cada acontecimento um momento especial. Você se sente a melhor amiga de Lara Jean e consegue compreender tudo que ela está sentindo. O livro só deixa a desejar na emoção: faltam reviravoltas surpreendentes.
Para Todos Os Garotos Que Já Amei cumpre muito bem o seu papel de comédia romântica adolescente, com muito humor e referências à cultura pop e geek. A história é extremamente cativante e a curiosidade para saber qual será o destino de Lara Jean faz você devorar o final do livro – que, já vou avisando, só vai te deixar louco pela continuação. A sequência se chama P.S.: I Still Love You e chegou ao mercado norte-americano em maio.