Terra de Histórias: O Feitiço do Desejo (Ed. Benvirá, 384 pgs., R$ 27,90) é um livro que certamente o levará de volta à infância, mas de um jeito totalmente novo. Escrita pelo ator Chris Colfer, premiado com o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante por seu personagem Kurt Hummel na série Glee, a obra conta a saga de dois irmãos para voltar para casa.
Alex e Conner são gêmeos que estão vivendo um período conturbado. Prestes a fazer 12 anos, eles ganham de presente de sua avó um livro chamado Terra de Histórias – e é a partir desse momento que a magia passa a tomar conta da vida deles. Os gêmeos acidentalmente caem no livro e se veem num novo mundo, com todos os personagens que antes eram apenas palavras no papel.
Ainda que muito felizes, os dois devem voltar para casa. Eles conhecem Froggy, um príncipe transformado em sapo, que os dá um diário contando a história de um feitiço capaz de ajudá-los. Mas não vai ser tão simples realizar o encanto, pois a Rainha Diabólica está atrás de fazer o mesmo.
O livro, que aparenta ter uma temática infantil, não é bem assim. Ao contrário do que se imagina, não é enjoativo e não conta o que todo mundo já sabe. A linguagem é extremamente simples, um diferencial. O autor ainda se preocupou em mostrar a visão dos contos por outro ângulo. É possível compreender por que a vilã se tornou quem é e como anda a vida dos personagens após o “felizes para sempre” – que, acreditem, não está fácil.
Uma excelente ligação externa é a série Once Upon a Time. Para quem já é fã, como eu, o livro é uma boa pedida. O estilo inconfundível, que mistura mundo real e fantasia, faz você querer ir sempre além. É impossível contentar-se em ler apenas um capítulo: depois que você começa, não tem como largar a leitura. O final, cheio de emoções e com um desfecho surpreendente, deixa o leitor de queixo caído e com um gostinho de quero mais.