No final de 2012, a Panini colocou nas livrarias uma nova versão de Batman – O Filho do Demônio, com capa dura e papel couchê (88 páginas, 20,5 x 27,5 cm, R$ 17,90). A graphic novel, escrita por Mike W. Barr e ilustrada por Jerry Binham, foi lançada originalmente no Brasil em 1989 pela Editora Abril, e é a primeira vez que é republicada no país. A história vem acompanhada de uma introdução escrita pelo ator Mark Hammil, o Luke Skywalker de Star Wars e dublador do Coringa em diversas animações e jogos de videogame.
Na história, Batman é obrigado a se aliar a um de seus maiores inimigos, Ra’s Al Ghul, contra o terrorista genocida conhecido por Qaym, que obteve o controle de uma máquina do governo americano capaz de controlar o clima. Como parte do acordo, o Cavaleiro das Trevas aceita se tornar o marido de Talia, a filha de Ra’s, com quem passa a viver junto. Talia acaba engravidando de Bruce, o que o deixa feliz e faz com que ele repense sua vida de justiceiro – afinal, ela pode ser um perigo à felicidade de sua família. Isso não agrada Ra’s e sua filha, que criam e executam um plano para afastar Bruce e fazê-lo voltar a ser o Batman que eles conheciam antes.
A trama causou controvérsia por mostrar Batman tendo um filho com Talia Al Ghul. A DC Comics acabou decidindo que essa história não seria considerada para efeitos cronológicos do Cavaleiro das Trevas, recebendo o selo “Elseworlds” – reservado às histórias fora da continuidade oficial.
Contudo, em 2006, o roteirista Grant Morrison retomou a narrativa ao reintroduzir na trama da época o filho de Bruce Wayne com Talia, Damian, que estreou na história Batman & Filho e se tornou o novo Robin.
A história se junta às graphic novels Bride of the Demon (“A Noiva do Demônio”) e Batman versus Ra’s al Ghul – Birth of the Demon (“Nascido do Demônio”), na famosa Trilogia do Demônio. O material completo foi republicado recentemente nos EUA em formato de coletânea encadernada. No Brasil, as outras duas histórias continuam inéditas.
Enquanto a Panini não decide publicar o que falta, os fãs do Cavaleiro das Trevas terão de se contentar com O Filho do Demônio, que é uma obra clássica e indispensável, tanto por mostrar o Batman em uma de suas fases mais memoráveis quanto por retratar a mudança nas atitudes de Bruce frente a uma possível nova etapa de vida.