Dia dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF: Holy Terror – Terror Sagrado

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 5 ago 2013, 13h05

andressa_buss

HOLY TERROR – TERROR SAGRADO.indd

Holy Terror – Terror Sagrado (Ed. Panini, 124 pgs., R$ 52) é uma das obras mais controversas e criticadas de Frank Miller, autor que fez trabalhos de grande destaque para a DC e para a Dark Horse Comics, incluindo O Cavaleiro das Trevas e Batman: Ano Um.

A trama gira em torno de uma ameaça mortal em algum lugar da metrópole Empire City, que força o vigilante Censor a agir rápido para salvá-la. O personagem acaba enfrentando o que se torna um exército de fanáticos religiosos assassinos.

Retratando um mundo que parece fragilizado por ações terroristas, Holy Terror acaba refletindo uma visão norte-americana posterior ao episódio de 11 de setembro e, em vários pontos, generaliza o Islã de forma negativa.

Continua após a publicidade

Dedicada a Theo Van Gogh, que foi assassinado por um fanático religioso com ligações terroristas, a HQ originalmente se chamaria Holy Terror, Batman! e traria o Homem-Morcego enfrentando a Al-Qaeda. Miller comparou a proposta aos antigos quadrinhos dos anos 40 e 50 que traziam personagens populares, como Batman e Superman, socando vilões reais, como Hitler. Em 2010, a DC Comics abandonou o projeto e o autor reformulou o roteiro, surgindo então Holy Terror como existe hoje.

A atmosfera do quadrinho acaba se misturando ao ódio pessoal de Miller por uma cultura que ele mesmo admite desconhecer. Além disso, peca pela falta de profundidade dos personagens e pela abordagem caricata do Oriente Médio – a região vai se tornando cada vez mais vulgar ao longo da obra.

Com isso, este conto sobre fanatismo religioso, que poderia servir para explorar um lado mais desconhecido do terrorismo, acaba se perdendo em meio à visão imperialista de Miller.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.