O Amuleto I – O Guardião da Pedra (Ed. Fundamento Educacional, 192 pgs., R$ 20,60) é o primeiro livro da série escrita e ilustrada por Kazu Kibuishi em forma de quadrinhos. Com uma trama envolvente, enigmática e cheia de ação, o enredo possui personagens simples e comuns que acabam se tornando peças fundamentais no desenrolar da história.
O livro já conta com drama em seu prólogo, quando a família de Emily sofre um acidente de carro e seu pai – por um infortúnio – morre. Para recomeçar suas vidas, a garota, seu irmão mais novo e sua mãe decidem morar em uma enorme e antiga casa que antes pertenceu a seu bisavô. No entanto, o local esteve abandonado desde o desaparecimento do velho.
Emily encontra um curioso colar na antiga biblioteca do proprietário e decide usá-lo. Porém trata-se de um amuleto muito cobiçado por criaturas fantásticas de um mundo que a garota nem imaginava existir.
Certa noite, a mãe de Emily é levada por uma estranha criatura que se encontrava no porão da casa. Sem alternativa, a garota e o irmão precisam seguir o monstro e entrar em uma fascinante jornada cheia de mistérios, revelações, criaturas e coisas inimagináveis. Logo, os dois irmãos irão perceber que não estão naquele mundo por acaso, e que salvar sua mãe é apenas um de muitos perigos que terão pela frente.
Cheio de aventuras e com uma pitada de drama, o enredo busca mostrar os pontos fortes e fracos das personagens. Em certos pontos, porém, deixa a desejar, já que não é possível conhecê-los com muita profundidade. O final é bastante inusitado.
Iniciando uma saga promissora, o livro continua em volumes que já estão disponíveis em lojas físicas e online. Ainda bem, porque a obra deixa um gostinho de quero mais!