Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural
Continua após publicidade

16 curiosidades sobre o Guia do Mochileiro das Galáxias

Por Raphaela Marques
Atualizado em 25 Maio 2022, 15h15 - Publicado em 25 Maio 2015, 15h58

 

guiadomochileiro

O Guia do Mochileiro das Galáxias é um dos grandes clássicos da ficção científica. A saga de livros, escrita por Douglas Adams entre os anos de 1979 e 1992 e traduzida para mais de 30 idiomas, conquistou milhões de fãs ao redor do mundo e tornou-se leitura obrigatória dentro do universo geek.

Não à toa, existe uma data especial para celebrar a obra. O dia 25 de maio, conhecido como Dia da Toalha, foi escolhido pelos seguidores da série para homenagear o autor. Ele possui esse nome em referência ao terceiro capítulo do livro, onde Adams dedica uma pagina inteira às diferentes utilidades de uma toalha.

A saga conta as aventuras do inglês Arthur Dent, que tem sua casa destruída por máquinas já no começo da história. Seu amigo, Ford Prefect, revela ser um alienígena disfarçado e o informa que a Terra será destruída para a construção de uma via espacial. Juntos, eles fogem e iniciam suas aventuras pela galáxia, onde encontram diversos outros personagens marcantes, como o robô depressivo Marvin, a humana Tricia McMillan e o presidente da galáxia Zaphod Beeblebrox.

Confira abaixo 16 curiosidades sobre a saga:

1) O Guia do Mochileiro das Galáxias surgiu originalmente como uma série de rádio da BBC no ano de 1978. Douglas Adams foi persuadido a recontar sua história em formato de livro; a adaptação veio no ano seguinte.

2) A ideia para O Guia… veio de um sonho que o autor teve enquanto cochilava bêbado em um campo da Áustria, onde estava deprimido por não conseguir se comunicar com ninguém. As referências para escrever a história vieram de um guia de viagem pela Europa que ele carregava na época.

Continua após a publicidade

3) Mais de 250 mil cópias de O Guia... foram vendidas em apenas três meses após o lançamento. Inicialmente, a série de livros seria uma trilogia, porém Adams resolveu estender a saga em mais dois livros. Eis a “trilogia de cinco”, como a saga ficou conhecida.

Uma sexta parte da história, E tem outra coisa…, foi escrita por um fã da série, Eoin Colfer, e publicada em 2009 com autorização dos herdeiros de Adams (que morreu em 2001, aos 49 anos).

4) Além dos livros, a história já foi adaptada para vários outros formatos, incluindo séries de TV, jogos de videogame, HQs e peças de teatro. A série de TV foi exibida pela primeira vez na BBC em 1981. Todos os efeitos especiais utilizados foram considerados grandes feitos em relação à disponibilidade de recursos da época.

serie

5)
O dia 25 de maio também é conhecido como o Dia do Orgulho Nerd. A data é também o dia de estreia de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977). Mas a saga dos Cavaleiros Jedi tem um dia só para ela: 4 de maio. É que, em inglês, a pronúncia da data (“May fourth”) soa como a frase “Que a Força esteja com você” (“May the Force be with you”). Criou-se, então, o trocadilho: “May the fourth be with you”.

6) Adams trabalhou como roteirista e editor de scripts para a série Doctor Who em 1978 e 1979 (época do 4º Doutor). Ao todo, ele escreveu três episódios, um dos quais, “Shada”, nunca foi finalizado devido a uma greve na BBC. Em 2012, o escritor Gareth Roberts adaptou “Shada para livro, lançado no Brasil pela editora Suma de Letras.
shada

Continua após a publicidade

7) O projeto da adaptação cinematográfica levou mais de vinte anos. Em 1982, os produtores Ivan Reitman, Michael C. Gross e Joe Medjuck cogitaram a ideia pela primeira vez. Douglas Adams escreveu três diferentes versões do roteiro para a equipe de produção. Mas a ideia não foi levada pra frente

Curiosamente, o projeto acabou perdendo para outra comédia de ficção científica: O Guia do Mochileiro das Galáxias foi adiado para que os envolvidos na produção pudessem trabalhar em Os Caça-Fantasmas, que estreou em 1984.

Compartilhe essa matéria via:

8) O autor morreu aos 49 anos de idade, em maio de 2001, devido a uma parada cardíaca enquanto se exercitava na academia. Na época, ele estava finalizando o roteiro para o filme, que foi adiado mais uma vez após a sua morte. O longa só veio a sair, de fato, em abril de 2005, com parte do roteiro original escrito por Adams.

hitchhikers_movie1

Continua após a publicidade

9) No longa-metragem da saga, o rosto de Douglas Adams pode ser visto como um planeta durante o passeio do personagem Slartibartfast pela galáxia. Uma singela homenagem:

planeta

10) O trailer do filme traz a música “Wonderful World”, de Louis Armstrong, a mesma que fez parte do término dos primeiros seis episódios da série transmitida pela BBC Radio 4 em 1979.

11) Douglas Adams era aficionado por tecnologia. Ele chegou a trabalhar na produção de diversos jogos de videogame, incluindo o jogo de O Guia do Mochileiro das Galáxias.

game

Continua após a publicidade

12) A música “Paranoid Android”, da banda Radiohead, faz referência a Marvin, o Android Paranóico.

13) Toalhas com a marca do Guia…são comuns de encontrar, mas há uma que os fãs consideram a ser a genuína. Disponível em dois modelos (uma com texto azul e outra com texto vermelho), era uma simples toalha branca com um trecho do livro escrito em cima. A empresa Beer Davies produziu e comercializou os modelos em 1984 e 1985.

14) A adaptação para os quadrinhos foi lançada pela DC Comics em forma de trilogia entre os anos de 1993 e 1996.

comics

Continua após a publicidade

15) Após a morte do autor, a série de rádio voltou a ser transmitida entre 2004 e 2005, narrando também as aventuras presentes no quarto e quinto livro, que até então nunca tinham ido ao ar.

16) Um dia antes da morte de Douglas Adams, a instituição The Minor Planet Centre, que monitora e coleta informações sobre pequenos planetas, deu ao asteroide 18610 o nome de “Arthurdent” em homenagem ao protagonista da saga.

Bônus: O livro A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e o do Guia do Mochileiro das Galáxiasda Editora Aleph, reúne trechos inéditos da obra do autor – além, claro, da sua biografia completa. Das influências dos Beatles até o envolvimento em Doctor Who e Monty Python, o livro lança um novo olhar para Douglas e seu trabalho.

Raphaela

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.