PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Resenha: Os Pequenos Homens Livres

Por turma-do-fundao
Atualizado em 4 jul 2018, 20h35 - Publicado em 11 ago 2016, 18h54

bianca_sonnewend

pequenos-homens-livres

divulgação

Caso seus gêneros favoritos de leitura sejam ficção e fantasia, Os Pequenos Homens Livres (Ed. Bertrand Brasil, R$ 27,90, 301 págs.) é uma escolha de leitura… Peculiar. Esse é o primeiro livro da série Tiffany Dolorida, do escritor Terry Pratchett, que publicou mais de 80 obras ao longo de sua vida (e faleceu em 2015).

Continua após a publicidade

Tiffany Dolorida é uma menina jovem, curiosa e irrequieta, sempre com uma resposta na ponta da língua para alguma pergunta intrigante. Um dia, alguns monstros estranhos de contos de fada começam a aparecer e Tiffany percebe que a magia é mais real do que imaginava. Com a ajuda de Miss Thick, uma bruxa mais experiente, e um sapo, Dolorida descobrirá que é possível alcançar seu sonho de bruxa, desde que saiba que enfrentará um longo caminho.

Nesse meio tempo, uma Rainha (mais conhecida como Raía no livro) rouba o irmão de Tiffany, Wentworth. Alguns homens minúsculos, ruivos e com pele azul, conhecidos como Nac Mac Feegle (e também os Pequenos Homens Livres) aparecem para a menina e resolvem ajudá-la.
Nessa trajetória, Tiffany Dolorida descobrirá mais sobre sua família e sobre si mesma, além de perceber a importância da amizade e de sempre ser real consigo mesma.

Nas primeiras cem páginas, é possível entreter-se devido à forma irônica e humorística que o autor lida com alguns assuntos conhecidos por todos: contos de fada e sua dificuldade de parecerem reais, fadas madrinhas, sapos, príncipes, bruxas feias e tantos outros. Porém, ao longo da leitura, alguns capítulos tornam-se tediosos demais, sem chegarem a conclusão alguma. Os personagens possuem personalidades muitas vezes superficiais, impedindo o leitor de desenvolver grandes sentimentos por eles.

Continua após a publicidade

Logo, percebe-se que a leitura consegue ser cansativa mesmo sendo direcionada para um público mais jovem, pois o autor se alonga em algumas explicações e acrescenta detalhes demais, muitas vezes desnecessários para o prosseguimento da história.

Apesar de o livro apresentar uma proposta muito interessante, a mesma desenvolve-se de forma tediosa. Não comece a leitura com muitas expectativas… Caso você esteja interessado em ler Os Pequenos Homens Livres para introduzir-se na saga de Tiffany Dolorida, a obra pode ser capaz de te decepcionar.

nota20

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.