Você está prestes a ler um texto vindo de outra dimensão, vasta como o espaço e atemporal como o infinito. Twilight Zone (também conhecido pela tradução errônea Além da Imaginação) é, indiscutivelmente, uma das melhores séries de terror/sci-fi já feitas!
Criada por Rod Serling em 1959 e exibida até 1964, totalizando 156 episódios, a série apresentava, em cada episódio, uma história diferente. As tramas geralmente envolviam coisas sobrenaturais (muitas vezes com plot-twists causadores de possíveis quedas de queixo) como fantasmas, aliens, universos paralelos e William Shatner! Então aqui vão algumas recomendações dos melhores episódios para você começar:
1) A Beleza Está Nos Olhos de Quem Vê (Eye of the Beholder)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 11 de novembro de 1960
É um dos episódios mais famosos da série. Conta a história de Janet Tyler, uma mulher que passou a vida toda fazendo cirurgia atrás de cirurgia para consertar o seu rosto desfigurado e monstruoso. Esta é a sua última chance de as cirurgias darem certo, já que as mesmas a têm deixado cada vez mais horrenda. Devido às regras do regime totalitário e fascista em que Janet vive, se essa der errado, ela não poderá viver mais em sociedade e terá que ser exilada com pessoas igualmente horríveis. De longe um dos episódios mais bem escritos e surpreendentes da série.
2) Tempo Suficiente (Time Enough At Last)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 20 de novembro de 1959
Um dos episódios definitivos da série, ele mostra a vida de Henry Beavis, um banqueiro aficionado por livros. O hábito traz problemas: seu chefe já o ameaçou diversas vezes de demissão por ler no trabalho e sua esposa quer proibi-lo de ler para que ele dê a ela mais atenção. Com falta de privacidade e tempo, Beavis resolve se esconder em um dos cofres no banco para finalmente poder ler em paz, com todo o tempo do mundo.
3) Um Chamado na Noite (Night Call)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 7 de fevereiro de 1964
Um dos episódios mais amedrontadores da série, conta a história de uma senhora inválida que recebe ligações misteriosas durante a noite de uma fonte desconhecida. No começo, são apenas chiados, mas, com o passar do tempo, uma voz começa a chamar. Logo, a senhora, começa a procurar a fonte dessas temerosas ligações. O final é uma clássica reviravolta, característica da série.
4) As Máscaras (The Masks)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 20 de março de 1964
Um idoso prestes a morrer pede para que sua família amarga o visite antes que ele parta desta para melhor. Durante a visita, a família só se interessa pelo dinheiro dele, ansiando pela sua herança. Como último pedido, o velho pede para que eles usem máscaras até a meia-noite. É um belo roteiro, recheado de críticas e insultos, vindas do homem prestes a morrer, que podem ser aplicadas facilmente aos dias de hoje. Mais uma vez, um final surpreendente.
5) O Homem Obsoleto (The Obsolete Man)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 2 de julho de 1962
Este é um dos episódios mais críticos, e, talvez, mais perspicazes (principalmente para a época). Em uma ditadura incrivelmente semelhante ao nazismo, um bibliotecário é levado ao tribunal, onde o governo o sentencia à morte por sua profissão ser completamente ultrapassada e tola, não dando sentido para a vida do homem dentro do regime. O episódio traz referências e críticas ácidas a ditaduras e regimes totalitários, vindas principalmente do bibliotecário. Por mais superficiais que elas possam ser hoje em dia, para muitas pessoas o episódio foi um choque e, até hoje, seus discursos não são nem um pouco datados.
6) Recordações Amargas (Walking Distance)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 30 de outubro de 1959
Reflexivo, nostálgico e melancólico, Recordações Amargas conta a história de um homem de negócios que, devido ao enorme estresse do trabalho, vai visitar a cidade onde cresceu. Recordando a infância, o homem percebe que a cidade não mudou quase nada desde a última vez que a viu, há mais de 20 anos. O episódio carrega um tom bem sentimental e até filosófico, porém carregado de suspense, sendo um dos mais diferentes e criativos da série.
7) Onde Estão Todos?! (Where Is Everybody?!)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 2 de outubro de 1959
O primeiro episódio oficial da série fala sobre um homem que não se lembra de quem é, nem o que faz, nem onde está ou para onde está indo. Tudo isso logo na primeira cena! Para piorar, não há ninguém na cidade e a mesma não apresenta nenhum motivo para um possível sumiço da população.
8) Pesadelo nas Alturas! (Nightmare at 20,000 Feet!)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 11 de outubro de 1963
Um dos episódios mais conhecidos, ele mostra um homem (interpretado por William Shatner) que tem trauma com viagens de avião. Após todo seu suar frio com a decolagem, o homem começa a perceber algo estranho em uma das asas da aeronave, como se houvesse uma forma antropomórfica na turbina. O episódio é aflitante pois brinca com a dúvida: será que é tudo apenas paranoia do sujeito ou realmente há um monstro na turbina? Todos vão morrer ou está tudo na cabeça dele? O episódio ficou tão famoso que foi refilmado para a versão para cinema da série, dirigida por Steven Spielberg.
9) O Ventríloquo (The Dummy)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 4 de maio de 1962
Um ventríloquo começa a acreditar fortemente que seu boneco tem vida própria. O episódio tem um clima tenso não só pela caracterização da marionete, que é amedrontadora, mas pela voz e mente diabólicas da criatura. Este episódio foi um dos fundadores do clássico arquétipo da história do ventríloquo e seu boneco com vida própria, que inspirou várias histórias similares, como O Mistério do Boneco, da série de livros Goosebumps.
10) O Monstro da Rua Maple (The Monsters Are Due to Maple Street)
EXIBIÇÃO ORIGINAL: 4 de março de 1969
Um episódio sobre terrorismo, paranoia e… um possível ataque alienígena? Em uma daquelas pequenas cidades onde todos se conhecem, de repente as luzes e os eletrodomésticos começam a falhar sem nenhum motivo aparente. A histeria coletiva começa quando uma das crianças traz uma revista em quadrinhos que descreve que a falha nos eletrodomésticos pode ser causada por uma infiltração alienígena. Com isso sendo dito, as pessoas da cidade começam a acreditar lentamente no menino e ficam desconfiadas de todos os seus vizinhos, ameaçando-se umas às outras. Esse episódio caracteristicamente sci-fi e de suspense é um dos mais famosos, além de abordar o tema do senso comum.
MAIS SEMANA DE SÉRIES:
– 10 séries nacionais que você precisa conhecer
– 9 séries que terminaram sem final
– 5 monstros horríveis de séries