Quando um jogo faz parte da sua vida, podemos dizer que ele é mais do que um simples game. Por oito anos, Grand Chase fez parte da minha. Desenvolvido por uma empresa coreana, a KOG, e distribuído no Brasil pela Level Up! Games, o jogo chegou a seu fim em 13/04/2015.
Para quem não conhece, Grand Chase é um MMORPG que se passa no continente de Ernas, o mundo mágico do game. Tudo começou com três personagens: Elesis, a espadachim, Lire, a arqueira, e Arme, a maga. Ao longo dos anos, diversos personagens foram adicionados, bem como missões e desafios épicos, garantindo o lugar de Grand Chase nos corações dos players.
O anúncio do fim foi feito em vídeo por uma das responsáveis por cuidar do Grand Chase no Brasil, a Stellar. Logo de cara, o vídeo teve uma repercussão enorme e os jogadores indagavam: “Será verdade?”. Esse sentimento tem um nome: esperança (que, não por acaso, é o nome da música tema deste MMORPG). Diversos jogadores invadiram a página da KOG no Facebook e o perfil do Twitter mandando hashtags como #LongLiveTheChase. A que mais teve repercussão se tornou um símbolo: #LongLoveTheChase.
A Level Up fez diversas ações para tornar o fim um pouco mais comemorativo. Ela fez um site especial no qual os jogadores puderam mandar suas fotos tiradas do game e eternizar a imagem. Também realizou um concurso para definir o final da história, já que a própria desenvolvedora optou por não criar um, de modo que cada jogador criasse seu próprio.
A maior ação feita pela Level Up, no entanto, foi Long Love The Chase: A Sinfonia. O evento, que aconteceu em São Paulo nos dias 16 e 17 de abril, trouxe o músico Lucas Lima regendo uma orquestra que tocou versões sinfônicas de treze músicas do game – acompanhadas de efeitos visuais. Também estavam presentes dubladores, a equipe Level Up e jogadores.
A sinfonia levou muita gente às lágrimas. Do lado de fora, tínhamos as imagens das três deusas criadoras de Ernas (Ernasis, Lisnar e Armenias) e uma loja com alguns itens à venda, como o pingente com o símbolo da campanha, camisetas, um CD com as músicas tocadas na sinfonia e um livro com as memórias de Grand Chase.
Sem dúvida alguma, o jogo encerrou suas atividades com chave de ouro. A tristeza e a alegria de presenciar esse evento trouxeram muitas emoções. Vale destacar a atuação da sinfonia como um todo e o ótimo trabalho feito pela Level Up nestas ações que marcaram o fim do game.
Finalizo com a hashtag que ilustrou todos estes momentos: #LongLoveTheChase.