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23 exercícios do CrossFit para decifrar a modalidade

Entender os principais movimentos, equipamentos e as séries feitas dentro de um box ajuda a conhecer melhor a prática

Por Bruno Romano Atualizado em 29 out 2018, 14h59 - Publicado em 26 out 2018, 17h56

Se fossem outros tempos, bem que poderíamos estar descrevendo um treino de gladiadores. Mas estamos em 2018. E um box de CrossFit em horário de pico está bem longe de parecer um coliseu com arquibancada de pedra e chão de terra. O que estes valentes rapazes e estas corajosas mulheres estão fazendo (sobre um piso emborrachado, cercados de obstáculos modernos e ao som de música alta) tem mesmo raízes em esportes mais antigos: o levantamento de peso, a ginástica e o atletismo.

Mas ganham alguns toques de calistenia (exercícios com o peso do próprio corpo) e de atividades como remar, pedalar ou pular corda. Para completar a mistura, os diferenciais ficam por conta de cada espaço (leia-se: séries de movimentos exigentes, daquelas de tirar o fôlego). Não poderia ser diferente em uma prática que levanta a bandeira da melhora geral nas nossas capacidades físicas, com todo o corpo em movimento.

  • O caminho para alcançar essa meta ambiciosa passa por alguns dos exercícios a seguir – todos eles podem evoluir para níveis de execução mais elevados. Vistos de forma isolada, não há nenhuma novidade de fato. Mas, segundo defende-se no CrossFit, a melhor forma de cumprir essa jornada extenuante é apostar em um coquetel poderoso: combinações de exercícios, boa técnica, variações constantes e alta intensidade.

    23 exercícios do CrossFit

    1. Box Jump

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    2. Ring Dip

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    3. Ring Muscle-up

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    4. Wall ball

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    5. Medicine ball clean

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    6. Kettlebell swing

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    Agachamentos

    7. Air squat

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    8. Back squat

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    9. Front squat

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    10. Overhead squat

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    11. Pistol

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    Levantamento de peso

    12. Shoulder press

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    13. Deadlift

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    14. Sumo deadlift high pull

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    15. Thruster

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    Peso livre

    16. Push up

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    17. Burpee

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    18. Walking lunges

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    19. Sit-up

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    Barra fixa

    20. Strict pull up

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    21. Strict chest to bar pull up

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    22. Toes to bar

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    23. Bar muscle up

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