5 aplicativos que te ajudam a diminuir o vício em celular

Parece contraditório usar o celular para combater o celular. Mas pode dar certo.

Por Ingrid Luisa e Rafael Battaglia
Atualizado em 13 ago 2020, 15h03 - Publicado em 17 set 2018, 20h35

Um aplicativo de celular que faz você usar menos o celular é a subversão de todas as regras. Mas é isso que os workaholics de hoje precisam. Acredite: o brasileiro tem a maior média mundial de tempo diário na frente do celular. São 4 horas e 48 minutos olhando para a telinha, segundo dados de 2016. Até os adolescentes perceberam que há algo errado: como a SUPER já noticiou, eles mesmo acham que estão passando dos limites com os smartphones.

Confira aqui 5 aplicativos que vão te ajudar a se controlar – e não responder aquela notificação no segundo em que ela aparece:

1) Flipd
Android e IOS. Grátis

Para começar sem dó nem piedade, um aplicativo que te deixa completamente offline. O Flipd te impede de usar o smartphone trancando o dito cujo. Simples assim.

Ele opera em dois modos. No mais rígido deles, um temporizador fica estampado na tela, fazendo contagem regressiva. No modo mais ameno, você navega com o vigilante rodando em segundo plano, e ele manda periodicamente mensagens que te ajudam a resistir à tentação.

Os desenvolvedores criaram, inclusive, um modo de uso para escolas e empresas – que ajuda estudantes e profissionais a focarem mais em suas atividades.

2) Moment
IOS (Android em breve). Grátis

Sabe quando você ia dar só uma olhadinha no Facebook ou nos stories do Instagram e, quando foi ver, meia hora havia se passado? A ideia do Moment é traçar a sua rotina de uso e, depois, calcular quanto tempo você passa em cada aplicativo.

Dentro do app, você tem a disposição uma visão geral do tempo de uso de cada app ao longo da semana. Com esses gráficos (e um pouco de sabedoria, é claro), é possível estabelecer uma rotina – e diminuir os minutos perdidos aos poucos.

3) Forest
Android e IOS. Grátis

Esse aqui vai para os fãs de Tamagotchi. Só que, ao invés de um bichinho, cada usuário é responsável por uma árvore. Disponível também como uma extensão do Chrome, o Forest funciona como um jogo. Quando está aberto em primeiro plano no smartphone, a planta cresce. Quanto mais tempo você passar longe dos sites e aplicativos que te distraem, mais ela vai crescer.

Com o tempo, dependendo do seu desempenho, é possível criar uma floresta virtual completa. O mais interessante é que o seu “detox digital” não ajuda só você, mas o planeta: as árvores plantadas dentro do Forest resultam em mudas de verdade fora das telas. Por meio de uma parceria com a organização “Trees for the Future”, mais de 300 mil árvores já foram plantadas.

4) Dinner Mode

IOS. Grátis

Com certeza sua mãe já brigou com você por usar o celular na mesa, na hora do jantar. E o hábito de tirar (e postar) fotos da comida, checar constantemente as notificações ou mandar mensagens enquanto come demonstra o grau de vício atual. Se você não consegue mesmo se controlar, durante as refeições, talvez seja a hora de apelar para o próprio celular.

O Dinner Mode bloqueia o acesso a outros apps durante períodos de 15 minutos, 30 minutos ou 1 hora. O usuário escolhe quanto tempo quer se desconectar – para aproveitar a refeição. Se o celular ficar parado (virado para baixo, de preferência) durante o tempo combinado, você receberá uma belíssima tela de “Parabéns! Missão cumprida!”. Agora, se você descumprir as regras, aparecerá uma vergonhosa tela de advertência. O app conta quantas vezes você descumpriu o combinado – e esfrega o descontrole na sua cara.

5) Siempo

Android. Grátis

Esse é para você que é viciado em checar as notificações do celular. Quando o Siempo está ativado, ele bloqueia apps como redes sociais e lojas de aplicativos (que distraem muita gente). A ideia é eliminar tudo aquilo que pode te interromper.

Por outro lado, ele deixa programinhas como agenda, bloco de notas, previsão do tempo e mapas em paz. E o mais incrível: impede o celular de te levar automaticamente à tela de início. Quando você liga o aparelho, logo de cara aparece um campo para digitar o que você deseja fazer, e o app já te leva direto para lá. Simples e focado.