GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

6 patas, 6 artes, 600 cavalos

Foram tantos os pedidos, tão sinceros, tão sentidos, que agora a SUPER tem uma seção só para as dúvidas dos leitores. Qual seção? Esta aqui mesmo, o Oráculo. Mais perguntas?

Por que as moscas esfregam as “mãos”? Dava uma matéria, não dava?
Luciano Souza,
Nossa Senhora do Socorro, SE

Olha, Luciano: dar, dá, mas precisar, não precisa. É que a resposta é muito simples: é nas cerdas das patas que a mosca concentra seus órgãos de tato e olfato. Se as cerdas ficam sujas, é como se o inseto estivesse com nariz entupido e anestesia geral – a coitada não diferencia poeira de farelo. Mas nem só de pão vive a mosca: outro bônus do asseio corporal é detectar feromônios, exalados pelo sexo oposto para incentivar o sexo entre opostos.

Estava em uma roda de pessoas supostamente espertas, mas ninguém sabia responder: se o cinema é a sétima arte, quais são as outras 6?
Marcelo Benevides,
Divinópolis, MG

Em ordem de “plenitude” (isso dava uma matéria, Luciano): arquitetura, escultura, pintura, música, dança e poesia. A classificação, do início do século 19, é do filósofo alemão Hegel – impressione os divinopolitanos pronunciando “Rêguel”. Na década de 1920, surgiu na França o papinho de que o cinema, por mexer com o espaço como as 3 primeiras e com o tempo como as 3 últimas, era a sétima arte. Mas o termo só pegou na área de influência francesa – na qual o Brasil, sempre bajulador, se incluía. Há quem defenda a fotografia como 8ª arte e os quadrinhos como a 9ª, ao que os estudiosos respondem: “Menos, né?”

Querido neto: esses dias vi uma conhecida na TV e achei ela mais gorda que o normal. A televisão engorda?
Carmen Júlia de verney,
Santa Maria, RS

Obrigado por escrever, vó. Seus olhinhos, recém-livres da catarata, não se enganam: realmente, a câmera tem como efeito colateral deixar as pessoas mais cheinhas. Segundo o senso comum americano (de TV, eles entendem), são 5 quilos a mais. Isso é uma característica do sistema de transmissão e dos aparelhos de TV tradicionais, em que a proporção de 4 x 3 e a tela côncava tendem a dar uma alargada na imagem. A TV de alta definição, de formato 16 x 9 e tela plana, tende a eliminar essa distorção.

Dia desses eu revi o filme Bem-Dotado – O Homem de Itu. De onde surgiu a história de que em Itu tudo é grande?
Eduardo Guimarães,
Florianópolis, SC

É por causa do Simplício, personagem do comediante ituano Francisco Flaviano de Almeida (1916-2004) que fez sucesso na TV no final dos anos 60. Sua graça girava em torno de ele garantir que tudo em Itu era “deeeeeesse tamanho”. O bordão pegou e a cidade capitalizou a fama: logo o comércio local vendia todo tipo de suvenir gigante – minha vó, autora da pergunta anterior, tem uma borracha e um lápis de Itu. Em 1975, até o governo entrou na brincadeira, instalando na praça principal um orelhão de 7 metros. “Graças ao Simplício, Itu conquistou o potencial turístico que tem hoje”, diz Luiz Marino, diretor de lazer da prefeitura. Não tenho certeza, mas acho que ele se refere à cidade ser a sede do reality show A Fazenda.

De que batalha fala a canção The Trooper, do Iron Maiden?
José Eduardo Antunes,
São Paulo, SP

Estamos falando da Carga da Brigada Ligeira, que rendeu um poema, dois filmes e o clássico do Iron. Ela ocorreu em 25 de outubro de 1854, na Guerra da Crimeia. Basicamente, um oficial inglês metido a machão partiu com 600 cavaleiros para cima de 20 mil russos com 50 canhões. Foi um massacre: 400 mortos e 150 feridos. Um general francês (aliado britânico) teria dito: “Foi magnífico. Mas isso não é guerra. É loucura”.