GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

7 frases que deram o que falar em 2015

Não faltaram declarações polêmicas, inspiradoras, reveladoras e, claro, muita coisa nada a ver

7- Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta.

Quem: Dilma Rousseff
As tais metas referem-se ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Até agora ninguém entendeu direito o que a presidenta queria dizer, mas a frase ainda rende bons memes e piadas na internet. Para 2016: dobrar a meta? 

6- Exatamente como treinamos, exatamente como planejamos. Nós conseguimos!

Quem: Alice Bowman
A frase foi dita pela gerente de operações da missão New Horizons, da Nasa. Em 2015, a sonda da agência norte-americana fez um sobrevoo inédito sobre Plutão, depois de um caminho de nove anos pelo Sistema Solar. O planeta anão caiu nas graças da internet ao estampar um enorme coração em sua superfície.

5- Estou avisando as pessoas que estão chegando aqui da Síria como parte desta migração em massa que, se eu ganhar, eles voltarão.

Quem: Donald Trump
O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, soltou muitas frases em 2015: a maioria de cunho xenofóbico, racista, intolerante e preconceitoso. Em uma entrevista, ele declarou que pretende mandar todos os refugiados de volta, se for eleito.

4- É nossa vez de ter salários igualitários para todos e direitos iguais para as mulheres nos Estados Unidos.

Quem: Patricia Arquette
Na cerimônia de apresentação do Oscar 2015, a atriz Patricia Arquette, que ganhou uma estatueta pela sua atuação em Boyhood, fez um discurso feminista emocionante. Ela pediu igualdade salarial e dedicou o prêmio às mulheres. Foi aplaudida com entusiasmo por toda a plateia, que contava com nomes como Meryl Streep e Jennifer Lopez.

3- É uma palavra de três letras difícil de absorver. É um ponto de virada na vida de uma pessoa.

Quem: Charlie Sheen
O ator, mais conhecido por interpretar Charlie Harper na série Two and a Half Men e pela vida pessoal conturbada, assumiu que era HIV positivo em um programa de TV. Aos 50 anos, ele conta que recebeu o diagnóstico há quatro anos.

2- Se a escola fechar a cidade vai parar!

Quem: Estudantes
Esse é um dos gritos de guerra dos estudantes que ocupam as escolas estaduais de São Paulo. O movimento é contra a reorganização proposta pelo governo do estado e, até agora, já conseguiu a suspensão da medida. Os alunos comemoraram a decisão, mas afirmam que a ocupação vai continuar até que o decreto seja revogado. A organização dos adolescentes que lutam por suas escolas com certeza foi um dos pontos altos do ano.

1- Passei os quatro primeiros anos de governo como vice decorativo. A Senhora sabe disso.

Quem: Michel Temer
A carta que o vice-presidente do Brasil enviou para Dilma Rousseff no começo de dezembro era cheia de rancores e remorsos. Ele reclama que é deixado de lado e que a presidenta não confia nele. Em uma das melhores frases de 2015, ele diz ser um “vice decorativo”. A internet não perdoou e vários memes de Temer agora circulam por aí.