GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A invasão dos brinquedos boca suja

Eles xingam, esperneiam e ameaçam... conheça os bonecos mais mal­criados do mundo

Lembra-se do filme Brinquedo Assassino, em que o boneco Chucky surta e sai matando todo mundo? Como tem apenas 2 anos de idade, o americano James Bowman nunca viu esse clássico do terror. Mas seu amiguinho preferido, o boneco falante Elmo, aparentemente sim. Assim que o brinquedo teve suas pilhas trocadas pela primeira vez, em fevereiro, incorporou espíritos malignos e começou a ameaçar de morte o garoto, repetindo a frase “matar James”. Pode? É um caso real, e não o primeiro: nos últimos anos, outros bonecos falantes também andaram saindo da linha e desataram a dizer as piores bobagens, o que levou a vários recalls e até a processos contra as empresas de brinquedos.

Como os bonecos não são inteligentes a ponto de aprender frases por conta própria, a hipótese mais provável é sabotagem. “É possível reprogramar o chip dos brinquedos dentro da fábrica, com más intenções”, explica o projetista de brinquedos Geraldo Gonçalves Neto, da Unicamp. Ou seja: na verdade, os supostos “defeitos” podem ser obra de gozadores, com vontade de pregar uma peça nas criancinhas – ou simplesmente prejudicar as empresas de brinquedos.

Os fabricantes não discutem casos específicos, mas dizem que em geral tudo não passa de mal-entendido: a pilha do brinquedo poderia estar fraca, ou então as crianças (e seus pais) exageraram na imaginação. Em alguns casos, é verdade: só com muito esforço se distingue um palavrão no que os bonecos dizem. Mas, em outras situações, os brinquedos realmente mandam ver no besteirol (e, quando saem do mercado, viram artigos de colecionador). Escolha o seu!

Elmo quer ver sangue

Após uma troca de pilhas, virou psicopata – sugeria, com a voz mais alegre do mundo, “matar” um menino de 2 anos. O fabricante trocou o Elmo encapetado, e está investigando o caso.

Barbie odeia estudar

Lançada em 1992, a versão Teens vinha programada para dizer 270 frases. Uma delas: “Aula de matemática é difícil”. A coisa terminou com um recall de milhares de Barbies burraldas.

Teletubbie machão

Talvez cansado de especulações sobre sua sexualidade, em 2001 o roxo Tinky Winky foi flagrado dizendo a uma criança: “Eu tenho uma arma! Corra!” O fabricante disse que foi um mal-entendido.

Bratz manda voce se f…

Ao cantar uma musiquinha, a Bratz Karaoke teria mandado as crianças fazer justamente isso. O fabricante corrigiu o problema, mas a versão que xinga virou uma peça rara superdisputada na web.