PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A invasão dos brinquedos boca suja

Eles xingam, esperneiam e ameaçam... conheça os bonecos mais mal­criados do mundo

Por Camilla Costa
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 30 abr 2008, 22h00

Lembra-se do filme Brinquedo Assassino, em que o boneco Chucky surta e sai matando todo mundo? Como tem apenas 2 anos de idade, o americano James Bowman nunca viu esse clássico do terror. Mas seu amiguinho preferido, o boneco falante Elmo, aparentemente sim. Assim que o brinquedo teve suas pilhas trocadas pela primeira vez, em fevereiro, incorporou espíritos malignos e começou a ameaçar de morte o garoto, repetindo a frase “matar James”. Pode? É um caso real, e não o primeiro: nos últimos anos, outros bonecos falantes também andaram saindo da linha e desataram a dizer as piores bobagens, o que levou a vários recalls e até a processos contra as empresas de brinquedos.

Como os bonecos não são inteligentes a ponto de aprender frases por conta própria, a hipótese mais provável é sabotagem. “É possível reprogramar o chip dos brinquedos dentro da fábrica, com más intenções”, explica o projetista de brinquedos Geraldo Gonçalves Neto, da Unicamp. Ou seja: na verdade, os supostos “defeitos” podem ser obra de gozadores, com vontade de pregar uma peça nas criancinhas – ou simplesmente prejudicar as empresas de brinquedos.

Os fabricantes não discutem casos específicos, mas dizem que em geral tudo não passa de mal-entendido: a pilha do brinquedo poderia estar fraca, ou então as crianças (e seus pais) exageraram na imaginação. Em alguns casos, é verdade: só com muito esforço se distingue um palavrão no que os bonecos dizem. Mas, em outras situações, os brinquedos realmente mandam ver no besteirol (e, quando saem do mercado, viram artigos de colecionador). Escolha o seu!

Elmo quer ver sangue

Após uma troca de pilhas, virou psicopata – sugeria, com a voz mais alegre do mundo, “matar” um menino de 2 anos. O fabricante trocou o Elmo encapetado, e está investigando o caso.

Continua após a publicidade

Barbie odeia estudar

Lançada em 1992, a versão Teens vinha programada para dizer 270 frases. Uma delas: “Aula de matemática é difícil”. A coisa terminou com um recall de milhares de Barbies burraldas.

Teletubbie machão

Continua após a publicidade

Talvez cansado de especulações sobre sua sexualidade, em 2001 o roxo Tinky Winky foi flagrado dizendo a uma criança: “Eu tenho uma arma! Corra!” O fabricante disse que foi um mal-entendido.

Bratz manda voce se f…

Ao cantar uma musiquinha, a Bratz Karaoke teria mandado as crianças fazer justamente isso. O fabricante corrigiu o problema, mas a versão que xinga virou uma peça rara superdisputada na web.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.