Denis Russo Burgierman, diretor de redação
A SUPER é uma revista sobre ideias. Por isso, quando o site ted.com surgiu, em 2006, com a proposta de “espalhar ideias”, rapidamente nós, aqui da redação, nos tornamos fãs. Aquilo era uma mina de ouro para nós: milhares de palestras curtas incríveis, proferidas por filósofos, cientistas, aventureiros, empreendedores, artistas, prodígios de todo tipo. Muitas e muitas vezes essas palestras nos mostraram caminhos que aprofundamos para transformar em reportagens; nos revelaram pessoas que acabaríamos entrevistando; nos inspiraram a fazer uma revista e um site melhores.
Por isso, ficamos orgulhosos quando a equipe do TED nos convidou para trabalharmos juntos num projeto: a seção Ideia Visual, que está estreando nesta edição, na página 34, obra do designer Rafael Quick e da editora Karin Hueck, que sempre mandam bem. É o seguinte: todo mês a SUPER vai pegar a ideia transmitida em uma palestra do TED e transformá-la numa imagem. O TED entra com a ideia, nós entramos com nossas técnicas de infografia e visualização de dados, que já foram muitas vezes reconhecidas em premiações internacionais. Depois, a nossa página, made in Brazil, será traduzida para o inglês e espalhada pelo TED mundo afora, em seu próprio website, e pelos seus parceiros, como o Huffington Post, um dos maiores sites jornalísticos do mundo.
É a primeira vez que o TED faz uma colaboração desse tipo com uma revista, “e estamos adorando começar com uma publicação brasileira”, diz Deron Triff, do escritório nova-iorquino do TED. Estamos trabalhando para que seja só a primeira de muitas coisas que faremos juntos.
E essa não é a única novidade do mês. No dia 16 de junho, chega às bancas uma nova coleção, que está ficando simplesmente espetacular. É a Série Grandes Mistérios, cuja proposta é investigar e desvendar os temas mais instigantes que existem no mundo. As reportagens são muito reveladoras e, como se não bastasse, a capa será sempre tridimensional. O primeiro volume da coleção é sobre o lado oculto do nazismo, com direito ao louco Hitler se mexendo na capa, ao vivo e em cores. De arrepiar.