Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A Riqueza das Nações

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 31 jul 2005, 22h00

Adam Smith

NOME ORIGINAL_An Inquiry into the Nature and Causes ot the Wealth of Nations (Inglaterra)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Martins Fontes; 2003

DO QUE TRATA

Adam Smith realizou para a filosofia moral o que Isaac Newton conseguiu com a ciência natural (ele inclusive assume esse método). Da mesma forma como Newton (veja na pág. 47) utilizou seu pensamento engenhoso para organizar uma cadeia de fenômenos da natureza, assim Smith o fez com a economia, como se essa fosse um organismo com vida própria. Por isso era contra a intervenção do Estado nessa seara. Aí entra o famoso conceito da “mão invisível”, a tendência natural da sociedade econômica de se auto-regular, força que viria de um “ser divino”. Ao invés de pensar no caos como o resultado do afrouxamento da participação do Estado na economia, Smith acreditava que esse tipo de relação tornaria o homem um ser ético. Os capítulos tratam de questões como o acúmulo de riqueza, divisão do trabalho, sistemas de economia e outros.

QUEM ESCREVEU

Continua após a publicidade

Considerado um dos maiores expoentes da economia, Adam Smith (1723-1790) nasceu na Escócia, órfão de pai. Foi bastante mimado pela mãe, com quem morou inclusive depois dos 40 anos, ao voltar de viagens pela Europa. Estudou obsessivamente matemática e filosofia. Entrou na Universidade de Glasgow aos 14 anos. Adoeceu depois que a mãe morreu, falecendo 6 anos depois.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Não é apenas o livro fundador da ciência econômica, mas também o livro que embasou uma série de mudanças nas políticas econômicas. Estudiosos dizem que a maior conseqüência prática foi o fortalecimento do livre comércio na sociedade capitalista (o ápice foi na metade do século 19). O termo “mão invisível” se tornou um bordão usa do até hoje por estudiosos de todo o mundo quando se fala do liberalismo econômico.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.