GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A universidade do hambúrguer

McDonalds abre sua própria escola na China - e detona uma corrida às vagas

Carol D’Essen

USP? PUC? Unicamp? Que tal um diploma da universidade… do Hambúrguer? É uma escola que foi criada pelo McDonaldss para treinar seus funcionários e oferece 40 cursos incrivelmente concorridos: em sua nova unidade, em Xangai, a proporção é de 125 candidatos por vaga (o curso de medicina, que é o mais disputado do vestibular da USP, tem 49,2 candidatos por vaga; e para entrar na prestigiosa Universidade Harvard, nos EUA, a proporção é de 14,2 para 1).

Só quem já é contratado do McDonaldss pode cursar a Universidade do Hambúrguer, que não ensina a fritar batatas ou montar um Big Mac. Seu foco é a administração do negócio. O curso mais procurado é Liderança de Operações Práticas em Restaurantes, que se destina aos gerentes das lanchonetes. Eles são ensinados a comandar equipes, recebem dicas de como aumentar as vendas e têm de mostrar sangue-frio (há um teste em que o objetivo é administrar um drive-thru lotado). O curso dura cinco dias. “O estudante recebe um diploma em ‘hamburgologia’ e também pode aproveitar os créditos que adquiriu nos nossos cursos em outras faculdades”, diz Rebecca Hary, porta-voz do McDonaldss.

A escola foi criada nos EUA e possui filiais na Alemanha, na Austrália, no Japão, na Inglaterra, no Brasil e na China. A unidade brasileira fica em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, e já treinou 57 mil pessoas. Mas a que mais cresce é a chinesa, que abriu no ano passado e já formou 1 200 pessoas. A empresa tem investido pesado nela porque precisa formar gerentes para assumir a direção das 1 000 lanchonetes que pretende inaugurar na China nos próximos 4 anos (e que se somarão aos 1 300 McDonald’s já existentes por lá). Além disso, 26% dos chineses com curso superior estão desempregados – e muitos deles enxergam na Universidade do Hambúrguer a porta de entrada de uma carreira tranquila e garantida para a vida toda. Sem fritura.

• 125 candidatos por vaga é a proporção na Universidade do Hambúrguer

• 7 é o número de unidades da escola no mundo (uma delas no Brasil)

• 275 mil. é o número de pessoas que já foram formadas pela instituição