Clique e assine a partir de 5,90/mês

Aconteceu em fevereiro / março

Enquanto esta edição era feita, muita coisa agitou o mundo da ciência. Confira os fatos e as descobertas, dia a dia

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 mar 2000, 22h00

Geofísica – Dose dupla

Dois vulcões entram em erupção simultaneamente. O Mayon, nas Filipinas, e o Hekla, na Islândia. Desta vez não houve ameaça à população, o que para os geofísicos foi uma festa. Sem o corre-corre que as explosões costumam provocar, eles puderam estudar os vulcões à vontade.

Arqueologia – Gregos paleontólogos

Identificado em um vaso grego aquele que pode ser o primeiro registro da descoberta de um fóssil na História. A caveira da pintura pode ser o crânio de um mamífero pré-histórico.

Genética I – Meningite decifrada

Cientistas americanos e ingleses terminam o seqüenciamento do genoma da bactéria causadora da meningite meningocócica, a Nisseria meningitidis B. Até agora, o tipo B era a única variedade do micróbio sem uma vacina eficiente. Usando o mapa genético, os pesquisadores identificaram sete proteínas que podem ser usadas em uma vacina contra a doença.

Astronomia – Meteorologia solar

Os físicos americanos Charles Lindsey e Douglas Brown encontram um jeito de prever tempestades solares com duas semanas de antecedência. Eles mediram as ondas sonoras que se formam no lado distante do Sol e se propagam por toda a estrela quando as tormentas começam.

Paleontologia – Pai dos primatas

Paleontólogos desenterram na China o fóssil do mais antigo primata conhecido. Batizado de eosimias (macaco da madrugada), o animal, menor que um sagüi, tem 45 milhões de anos e é um elo comum entre os chamados primatas inferiores, como são chamados os macacos com rabo, e os superiores, como os chimpanzés e o homem.

Genética II – Clones on-line

Depois de ovelhas, macacos, ratos e vacas, é a vez dos porcos. Os escoceses que criaram Dolly anunciam o nascimento de cinco leitões clonados. Isso abre as portas para a criação de porcos transgênicos, cujos órgãos possam ser transplantados para humanos. Um dos toucinhos se chama Dotcom (.com, em inglês), em alusão ao crescimento da Internet.