Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90/mês

Açúcar de beterraba fica igual ao da cana

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 mar 1996, 22h00

Como é extraído o açúcar de beterraba?

“O processo é igual ao da extração do açúcar de cana”, diz o engenheiro agrônomo Gil Eduardo Serra, da Universidade Estadual de Campinas. O processo se divide em quatro etapas. Primeiro a beterraba passa por uma moagem para a extração da sacarose. Na segunda, a fase de clarificação, o caldo de sacarose tem que ser limpo. São misturadas substâncias alcalinas para induzir as impurezas (corantes, ceras) a se depositarem no fundo do tacho, facilitando sua retirada. Até essa parte do processo o caldo é líquido, mas ele dever ser transformado em um xarope mais grosso. Para isso, é aquecido a cerca de 65 graus Celsius e parte da água evapora.

Chega-se, então, ao final do processo, quando o xarope é colocado em vasilhames a vácuo, com uma temperatura entre 55 e 60 graus Celsius. Com isso, transforma-se em cristais, que ficam com a mesma aparência do açúcar de cana. Depois de pronto o açúcar, sobra ainda o melaço que geralmente é usado como ração animal. Esse tipo de açúcar não é produzido no Brasil porque o país dispõe de grandes plantações de cana, mas é comum na Europa. Devido ao inverno rigoroso, a cana não se desenvolve bem naquela região e a beterraba é uma alternativa à importação, já que os dois tipos de açúcar são bastante parecidos e o rendimento industrial é igual.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.