GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aditivo do combustível é um detergente

Qual a diferença entre gasolina aditivada e normal?

O aditivo não aumenta a potência da gasolina. Ele nada mais é do que um detergente. Quando o combustível comum circula por partes do motor como o carburador, as válvulas e o pistão, deixa resíduos, que são uma espécie de goma. Com o passar do tempo, o acúmulo de detritos torna difícil a mistura de gasolina com ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Com isso, diminui a eficiência do carro. A gasolina, e também o álcool aditivado, quando passam pelo motor, vão dissolvendo a goma, evitando o acúmulo de mais resíduo. A sujeira vai junto com o combustível e também é queimada.

“O problema do acúmulo de goma é maior em veículos à gasolina devido às substâncias que a formam. Mas nos carros a álcool também ocorre porque estes têm uma mistura de 7% de gasolina na sua composição”, diz o engenheiro químico José Carlos Fazzole Ferreira, da Esso Brasileira de Petróleo.

O detergente misturado com os combustíveis é diferente do usado para lavar louça. O doméstico é uma substância que tem cargas elétricas negativas. O do aditivo tem cargas positivas, o que torna muito mais fácil sua dissolução na gasolina.