Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Alta-costura espacial

Trajes espaciais que levarão o homem à marte entram em teste

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 out 2006, 22h00

Marcelo Cabral

Quando os primeiros astronautas chegarem a Marte, estarão muito bem vestidos. A Nasa vem custeando projetos que buscam desenvolver novos trajes espaciais, adaptados ao planeta vermelho. Um deles é o North Dakota Experimental Planetary Space Suit, que entrou em fase de testes. Pesando 23 quilos e com 7 camadas superpostas de tecido, o traje é menor, mais leve e mais prático do que os que são usados atualmente pelas diversas agências espaciais. “Basicamente, estamos colocando um astronauta dentro de um balão com forma de homem”, explica o líder do projeto, Pablo de Leon. Os trajes também terão um detalhe fashion: uma espécie de sobretudo, projetado para proteger os astronautas das partículas de poeira da atmosfera marciana.