PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ar-condicionado

Nem cinema funcionava com tanto calor

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

Quando o jovem engenheiro Willis Carrier inventou o que seria o primeiro ar-condicionado da história, em 1902, ele mal podia imaginar que sua criação se tornaria símbolo de modernidade nas grandes cidades. Na época com 25 anos, Carriers quebrou a cabeça analisando o problema enfrentado por uma gráfica de Nova York: as altas temperaturas do verão influenciavam, para pior, a qualidade das impressões. Isso porque o papel encolhia, a letra saía borrada, cores se alteravam… Ele desenvolveu então um método de retirar a umidade e o calor do ambiente por dutos resfriados. Deu tão certo que logo outras indústrias, especialmente a têxtil, passaram a requisitar o sistema para assegurar a qualidade de seus produtos. A invenção de Carrier ganhou espaço fora das fábricas entre as décadas de 1910 e 1920, quando passou a ser usada em escritórios. Trinta anos depois o produto enfim chegou aos lares americanos, em versão adaptada aos consumidores: menor e mais barato.

A indústria cinematográfica deve muito a Carrier. Ao contrário do que acontece hoje, as férias de verão eram terríveis para o cinema – algumas salas nem abriam. Isso se deu até a década de 1920, quando as primeiras salas de cinema começaram a ter ar-condicionado e os espectadores puderam enfim, curtir, fresquinhos, seus heróis de Hollywood na telona.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.