Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Bebês gostam mais de “conversar” com outros bebês do que com adultos

Em um experimento, crianças de 5 meses passaram 40% mais tempo prestando atenção em vozes infantis que em vozes adultas – mesmo quando os adultos tentavam imitar bebês

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 Maio 2018, 17h59

Bebês que ainda não produziram suas primeiras sílabas já são ótimos ouvintes – que não só conseguem diferenciar vozes adultas de vozes infantis como demonstram uma clara preferência pelos sons produzidos por outras crianças. A conclusão continua valendo até quando os pais fazem biquinho e afinam a voz para tentar se comunicar melhor com suas crias: a fraude acústica é percebida e solenemente ignorada.

A descoberta é da linguista Linda Polka, da Universidade McGill, e foi relatada em um simpósio acadêmico no começo do mês em Minneapolis, EUA. Ela expôs crianças de 5 meses a vozes femininas adultas e a vozes infantis, e percebeu que os voluntários mirins passavam 40% mais tempo prestando atenção em seus iguais do que em suas mães.

Para garantir a maior precisão possível, as vozes usadas foram produzidas em laboratório por um sintetizador em que é possível ajustar todas as variáveis envolvidas na produção do som por seres humanos: a forma e o volume do interior da boca, a posição da língua e até o tamanho da caixa toráxica. Essas diferenças entre corpos de adultos e de bebês alteram as características da fala de um jeito que vai muito além da distinção entre grave e agudo – é como se pais e filhos fossem dois instrumentos musicais diferentes, um violão e um cavaquinho.

Moral da história? Talvez você possa parar de falar em “tatibitati” com seus filhos recém-nascidos. Seu bebê sabe que você não é outro bebê – e tudo bem.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.