Vários
NOME ORIGINAL – Não há
EDIÇÃO NO BRASIL – Nova Versão Internacional (Sociedade Bíblica nternacional; 2001)
DO QUE TRATA
Bíblia quer dizer “coleção de livros”: ao todo são 66 ou 73 livros (na versão adotada pela Igreja Católica), reunidos na forma como conhece-mos hoje somente a partir do século 4 d.C. Divididos em Velho e Novo Testamento, datados de antes e depois de Cristo, respectivamente, foram escritos em hebraico, aramaico e grego. Por isso não há um título original para a Bíblia, palavra que ganhou tradução em quase todos os países do planeta.
O livro conta muitas histórias, desde a criação do mundo até a vida e morte de Jesus. Fala de profecias como o Apocalipse, sobre o fi m do mundo; traz poesias, como os Salmos; contém leis, especialmente nos 5 primeiros livros, que formam a Torah dos judeus; tem cartas aos primeiros cristãos. Os assuntos narrados ali são em boa parte ligados a datas e a personagens comprovadamente históricos – embora haja citações que dependam exclusivamente da fé para serem aceitas como reais. A mensagem da Bíblia prega que o homem, criado por Deus – Ser espiritual e Todo-Poderoso -, tem total liberdade para aceitar ou rechaçar a salvação oferecida por Jesus.
QUEM ESCREVEU
A Bíblia foi escrita por inúmeros autores, que viveram mais ou menos entre os séculos 16 a.C. e 1 d.C. Alguns escreveram apenas um livro, outros escreveram uma porção, como o apóstolo Paulo, autor de 13 cartas do Novo Testamento. Há livros cuja autoria é desconhecida e escritores tão diversos quanto um rei (Davi, autor dos Salmos), um médico (Lucas, autor de um dos evangelhos e de Atos) e um pescador (Pedro, que escreveu três cartas do Novo Testamento).
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Na Bíblia estão contidos os fundamentos de uma das principais religiões do mundo, o cristianismo, adotada por cerca de 20% da população mundial. A base para outra grande religião, o judaísmo, também está lá, no Velho Testamento, chamado de Bíblia Hebraica. O calendário mundial foi alterado por causa de Jesus, conhecido por meio da Bíblia, que foi ainda o primeiro livro da história a ser impresso, por Johannes Gutenberg. É considerado o livro mais lido, traduzido e distribuído de todos os tempos, podendo ser encontrado em mais de 2 000 línguas e dialetos diferentes.
Os 10 maiores best-sellers
Bíblia
Vários autores
CÓPIAS VENDIDAS – 6 bilhões
Livro Vermelho
Mao Tsé-tung (Martin Claret)
CÓPIAS VENDIDAS – 800 milhões
The Book of Mormon
Vários autores (Church of Jesus Christ)
CÓPIAS VENDIDAS – mais de 100 milhões
American Spelling Book
Noah Webster (Applewood Books)
CÓPIAS VENDIDAS – 100 milhões
Guiness – O Livro dos Recordes
Vários autores (Ediouro)
CÓPIAS VENDIDAS – 80 milhões
World Almanac
Edit. por Ken Park (World Almanac)
CÓPIAS VENDIDAS – 73 milhões
The McGuffey Readers
William H. McGuffey (Joh Wiley & Sons)
CÓPIAS VENDIDAS – 60 milhões
Uma Mensagem a Garcia
Elbert Hubbard (Villa Rica)
CÓPIAS VENDIDAS – 50 milhões
Harry Potter e a Pedra Filosofal
JK Rowling (Rocco)
CÓPIAS VENDIDAS – 50 milhões
Meu Filho, Meu Tesouro
Benjamin Spock (Record)
CÓPIAS VENDIDAS – 39,2 milhões
O Velho Testamento usado pelos protestantes tem os mesmos 39 livros da bíblia Hebraica, dos judeus. A Igreja Católica, em 1546,no Concílio de Trento, acrescentou 7 livros à lista- e esta é a única diferença entre a Bíblia os dois grupos, apesar de tantas divergências.