Britânico conta como funciona seu site de relacionamentos muçulmanos
Os muçulmanos não buscam um namoro. Eles querem é casar. E, para ajudá-los a encontrar uma cara-metade dentro das rigorosas regras religiosas, o britânico Adeem Younis criou há 12 anos o SingleMuslim, um site de relacionamentos focado em casamentos entre islâmicos.
Mariana Pontual
Os muçulmanos não buscam um namoro. Eles querem é casar. E, para ajudá-los a encontrar uma cara-metade dentro das rigorosas regras religiosas, o britânico Adeem Younis criou há 12 anos o SingleMuslim, um site de relacionamentos focado em casamentos entre islâmicos – e que virou o maior do mundo. Para quem ficou interessado: eles arranjam 4 casórios por dia e a maioria dos cadastrados é homem.
No site, você afirma que os “muçulmanos não namoram, eles se casam”. Como é isso?Não existe “namoro” no islamismo. Quando um jovem muçulmano está pronto para se casar, ele é encorajado a encontrar uma parceira apropriada para passar o resto de sua vida. Ele também deve seguir as nossas rígidas regras para cortejá-la e sempre manter a intenção de casamento à frente de qualquer interação.
Mas essa corte não seria uma espécie de namoro?
A corte do islamismo envolve mais pessoas do que apenas o casal. O envolvimento de membros mais experientes da família é muito bem-vindo. Por exemplo, é sempre bom ter por perto um membro da família quando se está usando o chat online. Assim, ela pode ver com que tipo de pessoa você está conversando e avaliar se combina mesmo com a sua personalidade. A compatibilidade a longo prazo é cuidadosamente avaliada por pessoas próximas bem intencionadas.
No começo, foi difícil convencer a comunidade de que procurar um cônjuge pela internet era confiável?
Sabíamos que encontraríamos resistência e ceticismo desde o primeiro dia. O maior desafio do SingleMuslim era encorajar a comunidade muçulmana a aceitar o site como uma alternativa que pode complementar as formas mais tradicionais de encontrar um cônjuge. Muitos muçulmanos ainda veem a internet como um ambiente inapropriado e acreditam que aqueles que a usam para encontrar um parceiro são menos devotados à religião do que os que utilizam os métodos tradicionais.
O que explicaria toda essa resistência?
O casamento é uma parte extremamente importante da nossa fé e há uma pressão enorme para encontrar um par perfeito, por relacionamentos arranjados pela família ou não. A tradição é tão importante na nossa cultura que propor uma inovação como essa é no mínimo audacioso. Por isso, não é à toa que nós passamos tanto tempo no site reafirmando que ele é feito por muçulmanos e para muçulmanos.
O site conta com mais homens ou mulheres inscritos? Qual é a qualidade mais buscada em um parceiro?
Atualmente, contamos com cerca de dois homens para cada mulher. Mas a participação feminina vem aumentando ao longo dos anos, pois essa proporção já foi de 6 para 1. Segundo uma pesquisa que realizamos em 2010, a devoção à religião é a característica mais buscada pelos muçulmanos solteiros, sejam homens ou mulheres.
Quais são as maiores dificuldades para um muçulmano hoje encontrar a sua cara-metade?
A resposta é subjetiva, mas eu arriscaria dizer que as mulheres e os homens devotos do islamismo tendem a viver em grupos separados, então as oportunidades sociais de encontro entre eles são muito limitadas.