Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Caos no corredor da morte

Acabou a droga usada para executar prisioneiros - e carcereiros dos EUA estão sendo forçados a improvisar uma nova forma de matar

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 jul 2014, 22h00

Ricardo Lacerda e Robson Pandolfi

Uma máquina pressiona três seringas, nas quais há brometo de pancurônio, tiopental e cloreto de potássio. As substâncias entram na corrente sanguínea, e a pessoa perde a consciência após 30 segundos. Nos quatro minutos seguintes, sua respiração desacelera e o coração para. Óbito. Nas últimas três décadas, quase 1.200 condenados foram executados dessa forma nos EUA. Mas os laboratórios americanos e europeus que produzem o tiopental não querem mais vendê-lo para uso em execuções (argumentam que o remédio não deve ser usado para matar). E os EUA estão ficando sem drogas para aplicar a pena de morte.
Para contornar o problema, foi criado outro coquetel, que mistura o sedativo midazolam com o anestésico hidromorfona. A combinação foi usada pela primeira vez em janeiro – e não deu muito certo. Dennis McGuire, de 54 anos, sentenciado à pena de morte por estuprar e matar uma grávida, foi o primeiro a receber a mistura. Ele agonizou por 26 minutos, sufocando e emitindo “sons estranhos”. A execução foi considerada um fracasso, pois causou sofrimento físico extremo – justamente o que os americanos queriam evitar quando adotaram a injeção letal na década de 1980. Das 539 execuções realizadas nos EUA nos últimos dez anos, 530 foram via injeção. Oito foram por eletrocussão, e uma por fuzilamento (o fuzilado foi Ronnie Lee Gardner, condenado por homicídio em Utah. Ele escolheu ser executado a tiros porque era mórmon, e acreditava que só consertaria o que havia feito se derramasse o próprio sangue).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.