GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como lavar roupa sem estragar

O lugar onde mais se perde roupa é entre a máquina de lavar e o varal. Precaução e atenção evitam acidentes típicos de marinheiros de primeira lavagem

(Sattu/Superinteressante)

1. Teste a tinta

Uma peça que solta tinta pode tingir um guarda-roupa. Deixe o item suspeito em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separada depois.

2. Ensaboe com moderação

A quantidade de sabão não depende da quantidade de peças, mas da de sujeira. Normalmente, meio copo americano para um tanque cheio é suficiente. Pra casos dignos de comercial de TV, um copo americano inteiro.

3. Seque no cabide

Coloque camisas sociais e camisetas para secar em cabides. A peça já sai lisa, facilitando muito na hora de passar – e, em muitos casos, até dispensa a passagem pelo ferro.

4. Jogue a toalha

Para evitar marcas de prendedor, coloque camisas de tecidos delicados sobre uma toalha de banho – de preferência, seca.

5. Feche o zíper

Zíper aberto sofre mais atrito na hora da lavagem, o que faz ele emperrar antes do esperado. Feche todos que encontrar.

6. Leia as instruções

Os alvejantes modernos são ótimos – se você usar o produto certo. Mal utilizados, podem tirar cor ou amarelar roupas brancas. Como saber? Lendo o rótulo.

7. Não deixe de molho

Abaixo as tradições: Após duas horas, a mistura de água e ingredientes químicos com a sujeira das roupas vai fermentar, deixando um cheiro desagradável.

 

Fontes: Ana Maria Afonso, consultora de organização pessoal; Heloísa Lúcia Sundfeld, consultora doméstica da Help Personal Assistant; Ingrid Lisboa, especialista em organização da Home Organizer; Paula Levy, consultora de organização da DP Designer & House Organizer.