Como lavar roupa sem estragar
O lugar onde mais se perde roupa é entre a máquina de lavar e o varal. Precaução e atenção evitam acidentes típicos de marinheiros de primeira lavagem
1. Teste a tinta
Uma peça que solta tinta pode tingir um guarda-roupa. Deixe o item suspeito em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separada depois.
2. Ensaboe com moderação
A quantidade de sabão não depende da quantidade de peças, mas da de sujeira. Normalmente, meio copo americano para um tanque cheio é suficiente. Pra casos dignos de comercial de TV, um copo americano inteiro.
3. Seque no cabide
Coloque camisas sociais e camisetas para secar em cabides. A peça já sai lisa, facilitando muito na hora de passar – e, em muitos casos, até dispensa a passagem pelo ferro.
4. Jogue a toalha
Para evitar marcas de prendedor, coloque camisas de tecidos delicados sobre uma toalha de banho – de preferência, seca.
5. Feche o zíper
Zíper aberto sofre mais atrito na hora da lavagem, o que faz ele emperrar antes do esperado. Feche todos que encontrar.
6. Leia as instruções
Os alvejantes modernos são ótimos – se você usar o produto certo. Mal utilizados, podem tirar cor ou amarelar roupas brancas. Como saber? Lendo o rótulo.
7. Não deixe de molho
Abaixo as tradições: Após duas horas, a mistura de água e ingredientes químicos com a sujeira das roupas vai fermentar, deixando um cheiro desagradável.
Fontes: Ana Maria Afonso, consultora de organização pessoal; Heloísa Lúcia Sundfeld, consultora doméstica da Help Personal Assistant; Ingrid Lisboa, especialista em organização da Home Organizer; Paula Levy, consultora de organização da DP Designer & House Organizer.