GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões da ema ao emo

Fabio Marton

Ema
Ela vive entre o Nordeste brasileiro e a Patagônia e é uma ave ratita, ou seja, não sabe voar. Junto ao nandu-de-darwin, pássaro que vive mais a oeste no continente, a ema forma o gênero Rhea – nome que foi dado pelo naturalista alemão Paul Möhring (1710-1792), numa homenagem a…

Réia

Na mitologia grega, Réia é casada com o titã Cronos – que tinha o hábito de devorar os filhos assim que nasciam. Mas Réia o enganou, e um dos descendentes sobreviveu: Zeus. Isso marca o fim da era dos titãs, e o começo da era dos deuses e do paganismo. Uma ideia que inspiraria, milênios depois, o compositor…

Igor Stravinski
Ele é um dos inventores da música clássica contemporânea, reconhecido por obras como o balé A Sagração da Primavera, de 1913 – que tem temática paganista (conta a história de uma virgem que morre num ritual pagão). O balé foi vaiado e causou tumulto na estreia. Mas, 71 anos depois, deu nome à banda….

Rites of Spring
Formado por Guy Picciotto e Brendan Canty, o grupo (que usa o nome em inglês do balé de Stravinski) durou de 1984 a 86. Numa época em que o punk era sinônimo de violência, o Rites se destacou pelas letras poéticas, com temas existenciais – num estilo batizado de emocore (mistura de emocional e hardcore). É o famigerado…

Emo
O emo sobreviveu no underground até que bandas como My Chemical Romance e Panic At The Disco estouraram com suas letras angustiadas, em que o protagonista frequentemente sofre por alguma mulher. Exatamente como nos grupos de emas; onde os machos são abandonados pelas fêmeas e chocam os ovos sozinhos.