Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

Coquetel para deixar bêbado

Fisiologistas americanos querem acrescentar uma advertência nas bulas de remédios à base de ácido acetilsalicílico, como a Aspirina: segundo eles, a substância facilita a embriaguez.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 28 fev 1991, 22h00

Fisiologistas da Faculdade de Medicina Mount Sinai, em Nova York, nos Estados Unidos, querem acrescentar uma advertência nas bulas de remédios à base de ácido acetilsalicílico, como a popular aspirina: segundo eles, a substância facilita a embriaguez. Depois de um farto café da manhã, cinco voluntários beberam um coquetel de suco de laranja e álcool, em doze equivalente a duas taças de vinho. No dia seguinte, a operação foi repetida, mas dessa vez foi oferecido um comprimido de aspirina junto com o desjejum. Então, os fisiologistas notaram que o remédio aumenta em cerca de 34% a dosagem de álcool na circulação sanguínea. Isto é, quando uma pessoa toma aspirina e, mais tarde, bebe três doses de uísque, o efeito é o mesmo de que quatro doses em condições normais, sem a presença do medicamento no organismo. Em tubos de ensaio, constatou-se que isso acontece porque o ácido acetilsalicílico diminui a atividade de uma enzima do estômago que, ao reagir com o álcool, impede sua absorção. Sabe-se que essa enzima é encontrada em menores quantidades no organismo das mulheres. Por isso, os fisiologistas supõem que a combinação de aspirina e álcool pode ser desastrosa, especialmente para o sexo feminino.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.