Desastres de faz-de-conta
Karin Hueck
Terremotos, explosão de avião, incêndios marítimos. Numa região do Texas (EUA), todas essas tragédias são rotina. Mas não fique assustado: é tudo de mentirinha. Conheça o centro de treinamento que há mais de 80 anos prepara bombeiros e grupos de resgate do mundo inteiro para o pior.
Gabaritados em desastre
Mais de 200 mil pessoas de 61 países – inclusive do Brasil – são treinadas todos os anos no Texas Engineering Extension Service (Teex). Acima está a simulação de um desmoronamento, no centro de treinamentos chamado Disaster City. O treino inclui buscas nos escombros, resgate de falsos soterrados (como à esquerda e acima) e o atendimento a feridos. O destaque desse curso são os instrutores – a maioria deles enfrentou os maiores desastres americanos da década: os ataques do 11 de Setembro, a explosão do ônibus espacial Columbia e a passagem do furacão Katrina.
Do chão não passa
Há 35 anos, o Teex faz treinamentos de emergências aéreas para funcionários de aeroportos. Nas fotos à direita, os alunos simulam apagar um incêndio num avião. Na verdade, trata-se de uma carcaça de aeronave incendiada de propósito, usada repetidamente nos cursos.
Navegando no concreto
A cidade dos desastres não fica à beira-mar, mas isso não impede os valentes aspirantes a bombeiro a simular um incêndio marítimo. O treinamento ao lado é feito na réplica de um navio que atuou na 2ª Guerra Mundial. O barco abaixo é a reconstrução em terra firme da parte superior de um petroleiro. Até as salas de máquinas e de controle foram refeitas para possibilitar uma variedade maior de emergências.
À prova de malucos
Quando um homem-bomba invade um prédio comercial ou um aluno desajustado resolve atirar nos colegas de escola, é hora de os atiradores de elite entrarem em ação. O treinamento retratado acima tem duração de dois dias e ensina a lidar com sequestradores, resgatar reféns e invadir salas ocupadas.






![[RELAMPAGO] PAYWALL (728 x 90 px) Banner laranja com ícone de árvore e raio, texto OFERTA RELÂMPAGO Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas Superinteressante e Veja, e um celular com aplicativo de notícias](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-728-x-90-px.gif)
![[RELAMPAGO] PAYWALL - 328x79 Banner laranja com texto OFERTA RELÂMPAGO em destaque, acompanhado de um ícone de raio. Abaixo, Você pediu, a gente ouviu!. À direita, capas de revistas: Super, Veja e uma menor, Guia Quatro Rodas. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada](https://super.abril.com.br/wp-content/uploads/2026/07/RELAMPAGO-PAYWALL-328x79-1.gif)