GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Do kiwi às wikis

Fabio Marton

Kiwi
A Actinidia deliciosa é nativa da China, onde é cultivada há 3 mil anos. Ela sempre foi conhecida como groselha chinesa, mas em 1959 um neozelandês começou a exportar a fruta para os EUA e achou melhor mudar o nome (em plena Guerra Fria, não pegaria bem ser associado à China comunista). Ele escolheu o nome de um pássaro neozelandês, kiwi. Deu certo: a fruta agradou, e logo os próprios EUA começaram a cultivá-la em seus estados mais quentes, como o…


Havaí

No mesmo ano em que o kiwi chegou aos EUA, 1959, esse arquipélago foi promovido a 50º estado dos EUA. Seu clima tropical favorece o plantio de especialidades agrícolas que são difíceis de cultivar no resto do país, como banana, abacaxi e goiaba. E também, claro, atrai multidões de turistas. Entre eles, um programador chamado…

Ward Cunnigham
Em 1982, ele foi passar a lua-de-mel no Havaí e se perdeu no aeroporto de Honolulu. Pediu ajuda a um funcionário do aeroporto, cuja orientação foi pegar o wiki wiki bus: expressão que mistura havaiano e inglês e significa ônibus muito rápido – no caso, uma linha que fazia o transporte entre os terminais do aeroporto. Ward conseguiu voltar pra casa. E foi um dos primeiros a fundar um site. Era o…

C2.com
Em 1995, a internet era muito primitiva – só fanáticos por informática tinham entrado nela. Em seu site, Ward prestava serviços de programação e trocava dicas com outros hackers da época. Ele pegou todas essas dicas e criou um banco de dados aberto, colaborativo, que qualquer pessoa podia editar – e deu a ele o nome de WikiWikiWeb. Fez sucesso, e inspirou algumas iniciativas parecidas. As…


Wikis

Eram sites colaborativos que falavam sobre técnicas e linguagens de software. Ou seja, coisa de meganerds. Mas em 2001 um deles, o viciado em computadores Jimmy Wales, resolveu fazer uma enciclopédia wiki: escrita pelos próprios usuários. Era a Wikipedia, que viria a se tornar a maior enciclopédia do mundo – e inspirar 10 mil outras wikis, que falam sobre todos os tipos de assunto. Até mesmo receitas com kiwi: recipes.wikia.com/wiki/Category:Kiwi_Recipes.