Fábio Marton
Leme
Quando um barco a vela pega vento cruzado, tende a sair do rumo. Os primeiros navios usavam remos para corrigir a rota, mas isso não era muito eficiente. Por volta de 2500 a.C., os egípcios resolveram tudo com uma invenção genial: o leme. Ele revolucionou a navegação e mudou a história de alguns povos. Como os…
Fenícios
Eles desenvolveram enormemente a tecnologia marítima e com isso dominaram o comércio na região do Mediterrâneo até o ano 539 a.C. – quando a capital fenícia, Biblos, foi conquistada pelos persas. Mas a maior contribuição dos fenícios não foi para a engenharia naval ou o comércio. Foi a invenção do…
Alfabeto
A escrita já existia antes dos fenícios, mas era feita com pictogramas, figuras que representam as palavras. Foram os fenícios que tiveram a ideia de representar os fonemas com sinais abstratos – que depois dariam origem aos alfabetos grego, latino, hebraico e árabe. As letras fenícias também acabaram indo parar na…
Pedra da Gávea
Ela tem inscrições em alfabeto fenício, descobertas na época de D. Pedro I. São falsas, obra de algum engraçadinho. Mas a história deu fama à região e impulsionou um megaprojeto lá: a Floresta da Tijuca, que foi plantada durante o reinado de D. Pedro II e abriu caminho para a habitação da orla sudoeste do Rio. Que vai do Leme ao…
Pontal
A praia do Pontal, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, foi tomada pela explosão imobiliária que marcou o Rio a partir de 1970 e fez a cidade ter o metro quadrado mais caro do Brasil. Tim Maia, que morava na Tijuca, “demarcou” os limites da região na música Do Leme ao Pontal. E disse que não há nada igual.