GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ensaio sobre o Princípio da População

Thomas Robert Malthus

NOME ORIGINAL_An Essay on the Principle of Population (Inglaterra)
EDIÇÃO EM INGLÊS_ Oxford University Press; 1999


DO QUE TRATA

Os problemas de superpopulação já preocupavam economistas europeus do século 18, quando foi publicada essa obra do inglês Thomas Malthus, afirmando que a população do mundo crescia em progressão geométrica enquanto a produção de comida crescia em progressão aritmética. Ou seja, a população cresceria muito mais do que os alimentos, o que levaria o mundo a uma miséria permanente. A natureza interviria nos momentos em que o esequilíbrio atingisse determinado limite, por meio da fome e de pestes.

QUEM ESCREVEU

Graduado na Universidade de Cambridge, Malthus (1766-1834) foi professor de História Moderna e Política Econômica no Colégio da Companhia das Índias Orientais, em Hertfordshire.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Apesar de hoje ser amplamente contestada, principalmente por não ter levado em consideração a revolução tecnológica na produção agrícola, a teoria de Malthus fez com que os estudiosos passassem a examinar a demografia mundial como um fator variável e determinante. A obra influenciou até mesmo Charles Darwin a escrever sua A Origem das Espécies (veja pág. 68).