PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Esqueça a álgebra

Às vezes é possível resolver problemas matemáticos apenas com a lógica.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 28 fev 1999, 22h00

Luiz Barco

Achou estranho o título aí em cima? Não o culpo. Você sabe que sou um amante da Matemática e, como tal, não deveria estar desprezando assim a álgebra. Mas vamos explicar essa história direito. Não se trata de desprezo, não. Só quero lembrar que ela nem sempre é necessária para resolver um problema. O exemplo mais recente disso chegou a mim por intermédio de um médico português, o professor Albino Aroso. Eu o conheci em Portugal, terra de meus avós paternos, onde estive em dezembro passado para o lançamento do meu livro 2+2, a Aventura de um Matemático no Mundo da Comunicação. Como além de médico Aroso é um entusiasta dos números, logo me desafiou com uma charada. Aí está ela:

Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens. E, quando tiveres a idade que eu tenho, a soma das nossas idades será 54. Quais são as nossas idades

A saída fácil é a algébrica. Eu tenho X e você, Y. Original, não? Pelo enunciado, X é maior que Y, e pode ser útil chamar de Z a diferença entre eles. Temos aí a nossa primeira equação: Z = X – Y. Vamos às outras. Minha idade atual é o dobro da sua quando eu tinha Y. Ou seja, é o dobro de Y menos a diferença, o Z. A tradução, portanto, é: X = 2.(Y-Z).

Continua após a publicidade

O problema diz, finalmente, que a soma será 54 quando você tiver X. Como eu, inevitavelmente, terei um Z a mais, a expressão ficará assim: X + ( X + Z) = 54.

Bastaria agora resolver as equações. No entanto, desafio você a esquecer a álgebra e achar a resposta de outro modo. Vou mostrar a seguir uma maneira de fazê-lo. Se preferir, deixe para ler depois de tentar por conta própria.

O primeiro passo, claro, é avaliar os fatos. Acompanhe os itens abaixo, sempre observando o enunciado do problema.

Continua após a publicidade

1. Eu sou mais velho que você. Vamos tratar essa diferença como uma unidade. Digamos, então, que há ”uma diferença” entre a quantidade de anos que você tem e a que eu tenho hoje.

2. Quando eu tinha a idade que você tem agora, a diferença, é óbvio, era duas vezes maior, ou igual a “duas diferenças”, em relação à idade que eu tenho hoje.

3. Se eu tenho hoje justamente o dobro da quantidade de anos que você tinha naquela época, então podemos dizer que a minha idade vale “quatro diferenças” e que a sua é igual a “três diferenças”.

Continua após a publicidade

4. Quando você tiver a minha idade, eu terei “cinco diferenças”, uma a mais do que hoje, enquanto você terá “quatro diferenças”.

5. Como sabemos que a soma das nossas idades nessa época será 54, basta dividir 54 por nove (cinco mais quatro) para saber que uma diferença vale seis.

6. Agora é só fazer as contas: você tem hoje três diferenças, o que dá 18 anos, e eu tenho quatro diferenças, ou 24 anos.

Continua após a publicidade

Se você conseguiu solucionar o problema, parabéns. Se não, eu o felicito também, pois dedicar-se a esse tipo de charada vale pela brincadeira, uma oportunidade rara hoje em dia de resgatar a criança que existe em todo mundo. O preço disso nem a Matemática é capaz de calcular.

Luiz Barco – Professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.