GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Esta cabana no mato é a casa mais popular do mundo, segundo o Airbnb

Casebre de madeira de apenas 15 metros quadrados na Califórnia precisa ser reservado com oito meses de antecedência, e só ficou vazio três dias no ano passado inteiro.

Este pequeno barraco pré-montado, originalmente construído para abrigar um amigo dos proprietários que não tinha onde morar, é o imóvel mais popular do mundo no site Airbnb. Localizado nas matas nos arredores da cidade de Santa Cruz, não muito longe do litoral californiano, a cabana é tão disputada que só há vagas para um fim-de-semana a partir de novembro deste ano. Ao longo das 365 noites de 2015, o barraco esteve ocupado por turistas em 362.

LEIA: Agora o Airbnb transforma sua sala em restaurante.

Foi o próprio Airbnb que anunciou que esse era seu imóvel de maior sucesso, para surpresa dos proprietários, que nunca tinham imaginado que uma cabana tão despretensiosa fosse detentora de um título mundial. Para homenageá-la, o Airbnb mandou instalar na sede da empresa uma réplica do barraco, com 80% do tamanho do original – de maneira a lembrar aos seus funcionários o tipo de casa que seus clientes gostam.

LEIA: A casa do futuro.

O sucesso se explica em parte porque o barraco tem grife: seu design é baseado no famoso domo geodésico, desenvolvido pelo lendário arquiteto americano Buckminster Fuller (1895-1983), um precursor do design sustentável obcecado por estruturas ultra-eficientes. Muitos dos visitantes que aparecem são pessoas que estão interessadas no Movimento Tiny House, que prega uma vida mais simples (e barata) em casas minúsculas, mas aconchegantes. Eles se hospedam lá para experimentar a sensação de dormir num casebre, antes de se mudar em definitivo para um.

LEIA: A graça de uma vida mínima.

Composto por um andar térreo de 10 metros quadrados e um mezanino só um pouquinho maior do que a cama de casal que ele contém, o barraco hospeda no máximo três pessoas e custa 110 dólares por noite – salgados R$ 450. Apesar do aperto, o público adora. Praticamente todas as 807 avaliações de visitantes dão cinco estrelas para o lugar e elogiam o conforto. O sucesso se deve ao agradável terraço que cerca a cabana, com direito à sombra de sequoias, visitas de beija-flores, uma churrasqueira a gás e até um cachorrinho, o simpático Elliot.

LEIA TAMBÉM: Alugo: casa, furadeira, tempo, wi-fi, conhecimento…